Ir para o conteúdo

Em 2020, importações de lácteos batem recordes, afirma Imea

dinetec

Negociações externas: no acumulado de janeiro a novembro de 2020, as exportações brasileiras de lácteos apresentaram acréscimos de aproximadamente 40,00% ante o mesmo período do ano passado, o que corresponde a um total de 22,78 mil t. Fatores como as elevadas cotações do dólar influenciaram para este cenário.

Já com relação às importações, o aumento foi menos expressivo: +14,89%, ou 151,70 mil, t neste mesmo comparativo. Para se ter uma ideia, somente o mês de setembro foi responsável por 18,00% deste total (23,16 mil t), em virtude das precipitações escassas enquanto a demanda esteve aquecida. Este é o maior volume importado da série do Imea que iniciou em 2017.

Termina na próxima quinta-feira (10/12) o período de vacinação contra a Febre Aftosa

Dessa quantidade, a Argentina correspondeu com 60,23% dos embarques, seguida do Uruguai, com 56,46%. Este cenário é decorrente da Taxa Externa de Exportação Comum (TEC) de 28,00% para produtos lácteos fora do Mercosul, sendo mais viável para o país importar de nações pertencentes ao acordo.

PRODUTOS LÁCTEOS

Em 2020, incertezas e movimentos atípicos ocorreram na cadeia leiteira em virtude dos impactos gerados pela Covid-19. Neste sentido, o varejo foi um dos setores mais impactados diante do comportamento dos consumidores no período. Isto porque, com a reclusão da população em casa e com o fechamento do comércio, alguns derivados foram mais demandados que outros, impulsionando assim as cotações.

Por Imea.

Deixe uma resposta

Role para cima