Ir para o conteúdo

Algodão/Cepea: Avanço de área pode garantir produção recorde em 23/24

Cepea, 17/04/2024 – O Brasil deve colher 3,6 milhões de toneladas de algodão em pluma na safra 2023/24, volume 13,4% maior que o da temporada anterior e um recorde, conforme estimativas divulgadas neste mês pela Conab e analisadas pelo Cepea. A marca pode ser atingida mesmo com a projeção de queda na produtividade, de 2,5%,…

Leia Mais

Senar-MT e sindicato rural de Ribeirão Cascalheira discutem abertura de nvas frentes da ATEG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira realizaram encontro de alinhamento para sensibilização de produtores do município para novos atendimentos em Bovinocultura de Corte, na região do Araguaia. O serviço atenderá, também, a bovinocultura de leite em Bom…

Leia Mais

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 estados e no DF

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)informou, em nota de atualização, que ocupa 24 áreas nesta segunda-feira em 10 estados e no Distrito Federal. As invasões são registradas em Sergipe, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Goiás, Ceará, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Os atos fazem do Abril Vermelho. Além…

Leia Mais

Pesquisa desenvolve primeiro bioinsumo com dupla função para a cultura da soja

Resultado de uma parceria da Embrapa com a empresa privada Innova Agrotecnologia, o Combio é o primeiro bioinsumo para a soja brasileira com duas funções: estimulação de crescimento e proteção contra fungos. O produto é uma combinação de três estirpes bacterianas que atuam na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas: BR 29 (Bradyrhizobium…

Leia Mais

Milho/Cepea: Com novas quedas, indicador volta a fechar abaixo dos R$ 60/SC

Cepea, 15/04/2024 – Os preços do milho seguem em queda na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Na última semana, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas-SP) voltou a fechar abaixo dos R$ 60 por saca de 60 kg, o que não era verificado desde novembro do ano passado. Segundo pesquisadores do Cepea, compradores estão afastados das aquisições…

Leia Mais

Produtores rurais já podem aderir ao programa Todos pelo Araguaia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lançou, nesta semana, o primeiro lote do programa “Todos pelo Araguaia”, a maior iniciativa de revitalização de bacia hidrográfica em execução no mundo. Todos os produtores rurais dos 12 municípios que integram a área de abrangência do programa podem realizar a adesão, de forma gratuita, e passar…

Leia Mais

Níveis de manejo do solo para avaliação de riscos climáticos na soja

Um desafio recorrente é o diagnóstico da qualidade do manejo do solo em glebas agrícolas, a fim de identificar fatores limitantes à produtividade das culturas, inclusive em situações de estresse, como o déficit hídrico. É importante frisar que as metodologias de diagnóstico precisam ser confiáveis e viáveis em larga escala. Nesse sentido, Debiasi et al.…

Leia Mais
Role para cima