Ir para o conteúdo

Road Show fomenta Porto de Itaqui como rota para escoar produção agrícola de Mato Grosso

A cidade de Canarana-MT sediou o Road Show – Integração e Desenvolvimento do Corredor Centro-Norte, que apresentou o potencial do Porto de Itaqui em São Luís-MA, para o escoamento da produção do agronegócio de Mato Grosso.

Road Show que apresentou o potencial do Porto de Itaqui para o escoamento da produção do agronegócio de Mato Grosso; Foto AGR.

A região de Canarana está a dois mil km do Porto de Itaqui, um pouco mais do que os portos de Santos-SP ou de Paranaguá-PR. Porém, São Luís fica muito mais próximo dos Estados Unidos, Europa e a Ásia através do Canal do Panamá.

Entre as vantagens apresentadas, está a profundidade do Porto de Itaqui, que possibilita a atracagem de grandes navios, diferente de outros portos da região Norte. Outro ponto de destaque é o espaço para a construção de novos berços para ampliação das operações.

LEIA MAIS –

O complexo portuário de São Luiz, além de Itaqui, compreende a mais dois portos privados, entre eles um da Vale, que é utilizado para a exportação de minério. Esse complexo já movimenta mais do que o dobro, por exemplo, do Porto de Santos.

Para aumentar a destinação da produção do agronegócio do Mato Grosso para o Porto de Itaqui, é preciso continuar investindo em logística na direção norte. A construção da Ferrovia Fico até Água Boa-MT, interligará a região do Araguaia com São Luiz através da conexão com a Ferrovia Norte Sul. A conclusão da pavimentação da BR-158, principal rodovia ligando a região com o Pará, também é essencial para escoar a produção via rota norte.

LEIA MAIS – Ministério da Infraestrutura vai desapropriar terras para porto seco da FICO

Ao todo serão realizados 13 eventos em cidades do Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Distrito Federal. Após, será apresentado para o Governo Federal, um relatório informando as vantagens e sugerindo investimentos em logística para promover o Corredor Centro-Norte.

As palestras ocorreram de forma presencial e virtual. O professor Afrânio Filho, analista de Planejamento do Porto de Itaqui, falou sobre as potencialidades do complexo portuário de São Luís. As palestras online foram da Apex Brasil (ramo da exportação), da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), da Valec (estatal de construções de ferrovias) e VLI (empresa de logística).

Em Canarana o evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico através da secretária Marilei Bier, do Sindicato Rural através do presidente Alex Wisch e da Acecan através do presidente Mário Câmara.

Road Show que apresentou o potencial do Porto de Itaqui para o escoamento da produção do agronegócio de Mato Grosso; Foto – AGR.

A realização foi da Adecon, uma organização da sociedade civil, criada para apoiar o desenvolvimento do Corredor Centro Norte. A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte foi representada no evento pelo seu presidente, Rolando Klein Junior.

Também estiveram presentes os vereador Sancler Santarém, Márcia Luft, Celsinho Morais, Soni Porsch e Rafael Govari. Empresários, produtores rurais e representantes do setor financeiro acompanharam o Road Show, que aconteceu no Sindicato Rural.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima