Ir para o conteúdo

Região do Araguaia atingida pela Zoneamento Econômico possui rebanho superior à 5 milhões de cabeças de gado

TRR-Topázio (1)

Os 22 municípios do Médio e Norte Araguaia matogrossense contam hoje com 5.135 milhões de cabeças de gado. Os dados estão baseados em levantamento divulgado pelo Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) – através da Unidade Regional de Água Boa – MT.

Entre os municípios, constam aqueles que podem ser afetados diretamente pelo Zoneamento Ecológico. O maior rebanho entre as 22 cidades está em Vila Rica, com 647 mil animais. O segundo maior município em rebanho é Cocalinho, que registra 509 mil cabeças de gado.

gado

Foto: Arquivo AGR.

O município de Cocalinho, inclusive, é um dos mais impactados pelo zoneamento do modo como está concebido, podendo “perder” mais de 1,6 milhão de hectares de terra para produção devido ao impacto do zoneamento econômico. Da forma proposta, as áreas de agropecuária não teriam mais autorização para promover limpeza de pastagens nem recuperação de solo.

AFAVA reúne produtores e traça estratégias de atuação em favor da economia regional

Outro município afetado seria Nova Xavantina – MT, que é o quarto com maior rebanho (361 mil cabeças), mas teria uma pequena área afetada pelo zoneamento, menos de 27 mil hectares. Água Boa – MT, que possui 347 mil cabeças de gado, tem 36 mil hectares afetadas pelo zoneamento, enquanto Ribeirão Cascalheira, teria mais de 500 mil hectares na mira do projeto.

Por Ascom, com redação AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima