Ir para o conteúdo

Preço de fertilizantes no Brasil cai em junho, aponta levantamento

Publicidade.

O preço médio dos fertilizantes caiu em junho, segundo um índice divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes.

Com isso, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou junho em 1,69, uma redução em relação a maio (1,75) e abril (1,87).

Foto: Reprodução

Queda no preço dos fertilizantes

Segundo o relatório, a queda é resultado de um maior equilíbrio no balanço de oferta e demanda mundial, e o mercado brasileiro, que no primeiro semestre do ano se preparou para garantir insumos e reduzir os riscos de desabastecimento por questões geopolíticas.

Além da queda no preço médio dos fertilizantes, outro fator que gerou melhoria no IPCF de junho foi a redução do preço médio das commodities de soja e milho, provocado pelo aumento da área plantada nos Estados Unidos e pelo temor de recessão econômica.

Cerca de 400 famílias de produtores de Confresa são contempladas com títulos definitivos

Outros fatores

No período, o índice também foi impactado pela queda no preço da cana-de-açúcar e pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Combustíveis, que pode aumentar o preço do etanol e prejudicar a competitividade do combustível no Brasil.

O Real desvalorizado, outro fator considerado na composição do IPCF, também contribuiu para a melhoria do índice de junho.

O índice consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

Por Canal Rural.

Deixe uma resposta

Role para cima