Ir para o conteúdo

60% das propriedades rurais no Brasil já utilizam biológico

Os bioinsumos estão se consolidando como uma peça-chave no futuro sustentável da agricultura brasileira, impulsionando a produtividade e reduzindo impactos ambientais. Segundo um estudo da Kynetec, a safra 2022/2023 já testemunhou uma adoção de 31% de produtos biológicos em áreas cultivadas, com cerca de 60% das propriedades rurais do Brasil incorporando essas soluções. O mercado de bioinsumos tem…

Leia Mais

Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta

Cepea, 24/04/2024 – A liquidez do mercado de algodão em pluma cresceu nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Cepea, no intuito de liquidar os estoques da safra de 2023, vendedores estão disponibilizando novos lotes no spot e, em alguns casos, se mostram mais flexíveis nos valores de negociação – essa postura é reforçada pelas baixas…

Leia Mais

MAPA acata recomendação de não autorizar mudanças no período do vazio sanitário

A intervenção do Ministério Público Federal (MPF) resultou no compromisso da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de não autorizar qualquer flexibilização no período do vazio sanitário ou no calendário de plantio da soja em Mato Grosso (MT) sem uma prévia comprovação da “condição de excepcionalidade”, conforme…

Leia Mais

Sedec integra comitiva para imersão sobre técnicas e inovações de irrigação e lavouras de grãos nos Estados Unidos

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) integram a comitiva liderada pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT) para uma imersão sobre inovações e técnicas em irrigação utilizadas no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, de 22 a 27 de abril. Este é o terceiro…

Leia Mais

Pesquisa desenvolve primeiro bioinsumo com dupla função para a cultura da soja

Resultado de uma parceria da Embrapa com a empresa privada Innova Agrotecnologia, o Combio é o primeiro bioinsumo para a soja brasileira com duas funções: estimulação de crescimento e proteção contra fungos. O produto é uma combinação de três estirpes bacterianas que atuam na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas: BR 29 (Bradyrhizobium…

Leia Mais

Milho/Cepea: Preços caem, pricipalmente no centro-oeste

Cepea, 08/04/2024 – O mercado doméstico de milho segue com baixa liquidez e preços em queda na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, sobretudo nas do Centro-Oeste. Segundo pesquisadores deste Centro, consumidores postergam as aquisições de grandes lotes, pois acreditam em negócios mais atrativos nas próximas semanas, fundamentados na entrada da safra verão, no…

Leia Mais

Credores relatam angústia diante pedidos de recuperações judiciais de empresas

A compra milionária feita por duas empresas no sudoeste do país, pode gerar um prejuízo imenso para os agricultores mato-grossenses. Em Jaciara, a dívida com apenas dois agricultores pode ultrapassar R$ 12 milhões. O acordo foi firmado há três anos e, ainda hoje, os produtores esperam a justiça para tentar resolver a situação. A angústia…

Leia Mais

Completando 40 anos, Arbaza participa de maior evento internacional sobre produção de alimentos sustentáveis

Completando 40 anos de atividade, a Arbaza, maior comercializadora de variedades de feijões no Brasil e que também atua em diferentes setores da cadeia de beneficiamento e comercialização do gergelim, participou nesta semana, em Brasília-DF, de um evento internacional sobre a produção de alimentos sustentáveis, o Superfoods Summit Brasil. Conforme Marcelo Luders, presidente do Ibrafe…

Leia Mais
Role para cima