Ir para o conteúdo

Diminui àrea de cultivo de mandioca no MT

TRR-Topázio (1)

A área com mandioca em Mato Grosso reduziu 52% na última década. Um dos motivos apontados é a escassez de mão de obra. Atualmente, o estado produz 267 mil toneladas de mandioca. Isso corresponde a mais de 18 mil hectares de produção da cultura.

Por falta de mão de obra, o cultivo da mandioca vai encolhendo, especialmente nas grandes propriedades rurais. Com isso, o preço da raiz vem aumentando. Pequenas propriedades com pessoas idosas também estão abandonando a cultura, por causa da mão de obra necessária no cultivo e nos cuidados gerais até sua colheita.

Alta do arroz deve alavancar área plantada com o grão em Agua Boa – MT

Preço

Atualmente o pacote de mandioca que tem cerca de 1,1 quilo custa em torno dos R$ 4,00 no comércio em Agua Boa – MT. Há poucos anos, o quilo da mandioca era encontrada por R$ 1,00. A Empaer de Água Boa, que atende a cerca de 10 produtores, através do técnico Alison Lorenzon, disse que são apenas 5 hectares de mandioca destinada a fins comerciais. A produtividade média é de 215 toneladas por hectare.

Os produtores estão espalhados pelos assentamentos P.A. (Projeto de Assetamento) Jaraguá, Santa Maria e Jatobazinho. A mandioca é destinada ao mercado local. Além destes, outros produtores rurais plantam pequenas áreas apenas para consumo próprio, o que não fica relatado em levantamentos da Empaer para quantificar o total da produção.

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima