Ir para o conteúdo

Desenvolvimento da soja em dezembro no Médio Vale é marcado pelo aumento de chuvas.

 

Com a semeadura da soja da safra 19/20 no Médio Araguaia, que perdurou até o inicio do mês de dezembro, sendo marcada com chuvas esparsas e abaixo da média, a preocupação do produtor rural continua sendo o índice pluviométrico no desenvolvimento das plantas. O índice de chuvas aumentou no mês de dezembro, época de crescimento da oleaginosa e formação das vagens.

Em Canarana/MT, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) no ano de 2019 o mês de dezembro, do período do dia 01 a 23, registrou-se um volume de aproximadamente 197,9 mm, sendo que no mesmo período do ano passado, acumulava 137,9 mm. Já em Nova Xavantina/MT, a situação ainda não se equipara ao ano anterior, sendo que nesse período acumulado 139,4 mm, enquanto registrou-se 164,8 mm no ano anterior.

De acordo com o prognóstico de verão apresentado pelo INMET, os maiores volumes de precipitação podem ser observados no norte do Mato Grosso, podendo alcançar um volume de chuva superior a 900 mm. Entretanto, no leste do estado o primeiro trimestre do ano de 2020, deve alcançar um volume de 600 a 800 mm e no centro-sul a probabilidade de chuva é inferior à média.

Para a cidade de Canarana/MT, Nova Xavantina/MT e Água Boa/MT o Clima Tempo prevê que a chuva acumulada entre 24 a 31/12/2019, deva alcançar 62 mm, 65 mm e 66 mm, respectivamente.

Por AGRNotícias, Vitória Kehl Araújo.

Deixe uma resposta

Role para cima