Ir para o conteúdo

MT: Incentivos fiscais para suinocultura amenizam impactos da crise ao setor

Publicidade.

Em meio aos prejuízos provocados pela disparada dos custos operacionais e queda do preço pago pelo quilo do suíno vivo, os suinocultores têm, enfim, uma boa notícia. O Governo do Estado atendeu ao pedido da  Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e aumentou o valor do crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) de 50% para 75%.

A medida, que já passa a valer em 2024, foi avalizada pelo presidente do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda. A decisão foi assinada em 22 de dezembro e consta no Diário Oficial de 26 de dezembro.

Foto – divulgação.

“Em vez de 12%, o setor pagará 3% em animais emitidos fora de Mato Grosso para abate e engorda. O percentual não vale para animais voltados para reprodução. Essa medida, sem dúvida, é uma grande conquista que vai contribuir para a manutenção da atividade que tanto contribui para o desenvolvimento do estado”, complementa o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.

A elevação do valor do crédito presumido do ICMS no Proder foi resultado de diversos esforços da categoria. Em maio, a Acrismat já tinha se reunido com o colégio de líderes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para apresentar proposta de alteração na porcentagem do tributo. Nas últimas semanas o pedido ganhou força com apoio do Fórum Agro MT, Fiemt, do Sindifrigo e da Sefaz-MT.

Mais de 160 mil pessoas são impactadas pelos projetos sociais da Sicredi Araxingu em 2023

As articulações se deram em função do agravamento do cenário enfrentado pelos produtores de suínos no estado nos últimos dois anos. Levantamento da entidade mostrou que, no período de 24 meses, a suinocultura local perdeu cerca de 20 mil matrizes, sendo que mais de 50 suinocultores encerraram suas atividades.

Fonte: Acrismat

 

Deixe uma resposta

Role para cima