Ir para o conteúdo

MT Grãos começa a produzir em Água Boa, torta de algodão para engorda de gado

TRR-Topázio (1)

Há seis anos a MT Grãos atua na comercialização de produtos agrícolas, entre eles milho, milheto, sorgo e gergelim. Em 2019, iniciou a produção local de farelo de soja em uma fábrica instalada na cidade de Água Boa – MT, com produção de 30 toneladas por dia. Neste ano de 2020, acompanhando o crescimento da região do Vale do Araguaia, a empresa expandiu seu ramo de atividade industrial, passando a produzir a torta de algodão, com cerca de 30 toneladas por dia. Além dos produtos industrializados, farelo de soja e torta de algodão, a empresa também extrai desse processo o óleo vegetal bruto.

A AGRNotícias entrevistou Francisco Fernandes, proprietário da MT Grãos, que fala sobre a torta do algodão e as vantagens desse alimento para a engorda do gado.

Francisco, ao centro, com sua esposa; à direita o gerente da empresa – Giovani Carvalho; Foto – AGR.

LEIA MAIS – Expositora do Dinetec, MT Grãos expande esmagadora para atender pecuarista da região

AGR – Como é produzida a torta de algodão:

FRANCISCO – A torta de algodão da MT Grãos é produzida com caroço de algodão da região. A matéria prima passa por classificação e controle de qualidade, antes de chegar à produção. Ao chegar nos equipamentos modernos e de alta tecnologia, o produto é aquecido em alta temperatura, o que permite em seguida a prensagem para extração do óleo. Após o processo de prensagem, o produto é triturado e está pronta a torta de algodão gorda, como é conhecida no mercado, por possuir maior teor de óleo que a torta de algodão tradicional, bem como, por não usar nenhum solvente ou químico no processo, o que dá mais qualidade ao produto.

Neste ano de 2020, a MT Grãos expandiu seu ramo de atividade industrial, passando a produzir a torta de algodão, com cerca de 30 toneladas por dia.

Torta de algodão produzida pela MT Grãos; Foto -Reprodução.

AGR – De onde a empresa compra o caroço?

FRANCISCO – O caroço é adquirido das algodoeiras estabelecidas na região do Vale do Araguaia. A MT Grãos tem como política o fomento da região e, assim, dá preferência para as empresas estabelecidas no Vale do Araguaia como fornecedoras da matéria prima.

AGR – Quais as vantagens para o pecuarista em tratar seu gado com a torta?

FRANCISCO – A torta de algodão dá ao pecuarista a vantagem de escolher qual a fonte de proteína irá aplicar na dieta da engorda do seu rebanho. Com preço mais atrativo que o farelo de soja, mas em contrapartida com um percentual inferior de proteína bruta que o farelo de soja, a torta de algodão traz versatilidade para o pecuarista na alimentação do seu rebanho.

Farelo de soja produzido pela MT Grãos; Foto -Reprodução.

AGR – Qual o diferencial da torta produzida pela MT Grãos, das outras empresas?

FRANCISCO – A torta de algodão produzida na MT Grãos tem o diferencial na qualidade do produto. Por não utilizar nenhum tipo de solvente no processo da sua produção, a torta de algodão finaliza o processo com teor maior de óleo, além de não conter nenhum tipo de resíduo. O produto finalizado, tem um odor agradável e é mais palatável para o rebanho, o que conclui uma maior aceitação para o animal na hora da alimentação.

AGR – A que preço está sendo vendida a torta?

FRANCISCO – A torta de algodão, assim como o farelo de soja, tem suas oscilações de valores durante o ano, de acordo com o valor da matéria prima para a produção. No mês de julho de 2020, a torta gorda de algodão foi comercializada a R$ 850,00 por tonelada a granel, preço na cidade de Água Boa.

AGR – Além da MT Grãos, tem outra empresa que produz torta na região?

FRANCISCO – Na região do Vale do Araguaia, a MT Grãos é inovadora na produção de torta de algodão. Outras empresas atuam na região de Primavera do Leste e no norte do Estado.

AGR – Quais os planos da empresa para o futuro?

FRANCISCO – A empresa está estabelecida na cidade de Água Boa há um ano e tem colhido ótimos frutos. Com apenas 8 meses de atuação, já expandiu suas atividades de produção de farelo de soja para produção de torta de algodão, a fim de dar ao pecuarista da região, mais uma alternativa de fonte de proteína para seu rebanho, com qualidade e preço justo, além de adquirir matéria prima dos produtores agrícolas da região, gerando renda e emprego.

Atualmente, a MT Grãos emprega, direta e indiretamente, 25 colaboradores. Para os próximos anos, com o advento do crescimento que a região do Vale do Araguaia terá, a MT Grãos tem como objetivo dobrar seu campo industrial, passando das atuais 30 toneladas diárias de farelo de soja e também 30 toneladas diárias de torta de algodão, para 60 toneladas por dia de cada produto, o que aumentará significativamente o quadro de funcionários, diretos e indiretos, como também vai fomentar ainda mais as parcerias existentes e os novos horizontes que o mercado oferece.

A MT Grãos acredita no Vale do Araguaia e está firme no propósito de crescimento, geração de renda e emprego, para proporcionar aos produtores a certeza de que a produção de suas lavouras serão beneficiadas e comercializadas aqui na região.

Contato:

Os telefones da MT Grãos são (66) 9.9902-4207 (Francisco), 9.9223-0007 (Giovani), e (66) 3468-3937.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima