Ir para o conteúdo

Expositora do Dinetec, MT Grãos expande esmagadora para atender pecuarista da região

 

Até o primeiro semestre de 2019, o farelo de soja que era utilizado para tratar gado de confinamento das fazendas do Médio Araguaia, vinha de outras regiões do Estado. Percebendo este nicho de mercado, uma empresa instalou uma esmagadora na cidade de Água Boa-MT. A AGRNotícias entrevistou durante o Dinetec 2020, Francisco Fernandes e Giovani Carvalho, proprietário e gerente da MT Grãos, que desde o segundo semestre de 2019 trabalha na produção de farelo de soja e, em breve, torta de algodão, com o objetivo de atender os pecuaristas da região.

Conforme Francisco, as esmagadoras mais próximas do Médio Araguaia ficavam em Barra do Garças-MT (algodão) ou Porto Alegre do Norte-MT (farelo de soja), encarecendo o produto por conta do frete para o pecuarista desta região. “Vendo essa necessidade, eu montei a esmagadora para fazer o farelo de soja com capacidade de 30 toneladas dia. Vem dando muito certo e estamos atendendo vários pecuaristas desde então”, disse Francisco.

Equipe da Mt Grãos em seu Stand no Dinetec 2020. Foto: AGR.

Buscando novos nichos de mercado, a MT Grãos também investiu em maquinários para esmagar o caroço de algodão e assim entregar a torta, um investimento superior a um milhão de reais. Essas máquinas deverão entrar em funcionamento até o início de abril. “O plantio do algodão está ganhando corpo na região e já temos algodoeiras instaladas, mas que não esmagam. Viemos para beneficiar esse produto e atender ao pecuarista”, falou.

Devido ao fato de estar instalada no Médio Araguaia, a MT Grãos consegue entregar seus produtos por preços mais baixos nas fazendas. O preço, aliado à qualidade, tem conquistado o mercado e animado a empresa a investir e crescer. “Existe o farelo de soja comum e o gordo. O comum tem apenas 1% de óleo e o gordo, que é o que faço, tem 10% de óleo, que é muito melhor para o gado. Por conta do frete, consigo vender o farelo gordo até mais barato que o farelo comum que vem de outras regiões”, disse. Já o óleo extraído do processo é entregue para uma empresa de Campo Verde-MT.

Conforme o gerente Giovani Carvalho, atualmente a MT Grãos esmaga 15 toneladas dia de soja, mas com a crescente demanda esses números devem crescer. A empresa tem capacidade de atingir 30 toneladas dia de soja, mais o caroço de algodão que inicia ainda neste primeiro semestre de 2020, com capacidade de 40 toneladas dia. “O agronegócio da região está crescendo e nós, da MT Grãos, viemos para utilizar o produto da região, fomentar a indústria daqui e atender nossos clientes da região, além de gerar emprego e renda”, falou. A previsão é que com o início dos trabalhos com o algodão, sejam gerados 25 empregos diretos.

Os telefones da MT Grãos são (66) 9.9902-4207 (Francisco), 9.9223-0007 (Giovani), e (66) 3468-3937. A MT Grãos é uma das expositoras do Dinetec 2020, segunda maior feira de tecnologias do agronegócio do Mato Grosso, que acontece até esta sexta-feira, 17, em Canarana-MT.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima