Ir para o conteúdo

Melado agrega renda para agricultores de Água Boa/MT

dinetec
ÁGUA BOA – A fabricação de melado é uma cultura centenária e agrega renda na agricultura familiar em Água Boa/MT.  Ari Both, Arlindo e Verenice Scholze fabricam melado desde crianças, uma herança de família. O melado da cana é um doce natural que facilmente pode ser armazenado sem uso de conservantes químicos.

Cerca de um hectare de cana de açúcar pode render centenas de quilos de melado. O canavial foi plantado a mais de 10 anos na propriedade de Ari Both em Água Boa III, interior do município.  Anualmente, a área recebe correção do solo por meio da aplicação de calcário. A espécie de cana utilizada é a roxa, cujas mudas foram trazidas do sul do país e se adaptaram bem ao clima do centro oeste. Se for o caso de plantar um novo canavial, isso deve ser feito na temporada de chuvas e apenas duas pessoas é o suficiente. Porém, a colheita que ocorre de julho a setembro, demanda mais gente, dependendo da quantia de garapa que for necessária.

Com 560 litros de garapa pode-se fabricar até 110 quilos de melado. Neste ano, eles fabricaram cerca de 1.000 quilos do produto, contra 2.000 quilos do ano passado, justamente por causa da pandemia do novo coronavírus. Para evitar a doença, a colheita do melado foi efetuada pela própria família, o que reduziu a quantidade do produto. Ao longo dos anos eles fizeram algumas adaptações, criaram um batedor de melado impulsionado por motor elétrico.

Eleição da Aprosoja/MT ocorre nesta segunda-feira (09/11)

Durante a fabricação, para dar o ponto e o sabor tradicional, o melado precisa ser batido por cerca de 3 horas. Contudo, antes das inovações isso era feito no próprio tacho onde se ferve a garapa. Porém, esse processo manual exigia muito esforço e por isso eles adaptaram um batedor com motor. O melado é comercializado em Água Boa, cidades vizinhas, mas também abastece consumidores de várias cidades e outros estados.

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima