Ir para o conteúdo

Impacto em Gaúcha do Norte com pedido de RJ da IndianAgri pode superar 25 mi de reais

Com um montante superior a 220 milhões de reais, conforme lista de credores veiculada em redes sociais, o pedido de Recuperação Judicial da IndianAgri, pode provocar um impacto econômico grande em Gaúcha do Norte-MT, um dos municípios com maior número de credores da empresa. As informações são do presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte-MT, Josenei Zemolin, em entrevista para a AGRNotícias.

Credores e produtores fazem manifestação em frente à IndianAgri em Primavera do Leste

Conforme Josenei, somente de Gaúcha do Norte, são cerca de 30 produtores que têm dinheiro para receber da IndianAgri. “Isso dá em torno de 25 milhões de reais que vai deixar de girar em ‘Gaúcha’, o que será um impacto muito grande pelo tamanho do Município. Gaúcha vai sofrer muito. Sabemos de produtores que perderam 50% da sua produção. Como não receberam, vão deixar de pagar mercado, farmácia, loja de peças, borracharia, banco, empresas de implementos. Fazendas estão demitindo funcionários. Por ficar inadimplente, o produtor não vai conseguir pegar recurso novo”, disse.

Para o presidente do Sindicato Rural, esse pedido de RJ é injusto. “Fico indignado com isso, porque a empresa veio para ‘Gaúcha’ não tem nem um ano e chegou pagando R$ 1,50 a mais por saca. Agiram de muita má fé, entrando com pedido de Recuperação Judicial 15 dias antes dos pagamentos, que geralmente são para o dia 30/04, data em que 90% dos produtores recebe o pagamento para cumprir com os compromissos de fornecedores e de bancos. Foi um ato muito injusto”, complementa.

Zemolin disse que espera justiça. “O certo é cada município formar grupo com os produtores lesados e contratar advogados. Espero que a justiça seja feita e seja apreendido todos os bens”, finaliza.

Presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte-MT, Josenei Zemolin

Protesto

Protesto

Na manhã de segunda-feira (20/04), cerca de 150 pessoas, entre credores e produtores rurais dos municípios mato-grossenses de Primavera do Leste, Tapurá, Canarana, Sorriso, Água Boa, Paranatinga e Gaúcha do Norte, se reuniram em Primavera do Leste para discutir sobre medidas referentes ao pedido de Recuperação Judicial da empresa IndianAgri, que atua na compra de grãos em Mato Grosso. À tarde, eles fizeram um protesto em frente à sede da empresa, com faixas e máquinas.

Aprosoja

Em nota, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), disse que vê com preocupação a medida judicial ingressada em virtude do impacto na cadeia produtiva, em especial aos que se beneficiam direta e indiretamente dessa atividade. Ela também orienta aos seus associados municiar de todos os documentos que comprovem a relação comercial do seu crédito mantido com a IndianAgri, assim como buscar assessoria jurídica especializada para representá-los no processo e garantir a preservação dos seus direitos dispostos no ordenamento jurídico brasileiro.

Outro lado

Em comunicado, a IndianAgri informou ao credores, parceiros e produtores, que “em razão de fatores alheios a sua vontade, viu seu fluxo de caixa ser comprometido substancialmente pela oscilação de mercado, impondo a necessidade de ajuizamento do pedido”. No dia 15, em informe para a AGRNotícias, a assessoria jurídica da empresa confirmou que em relação aos contratos de armazenamento e beneficiamento, haveria o cumprimento normal dos mesmos.

Por AGRNotícias; Foto – Ass. Dep. Dr. Eugênio.

Deixe uma resposta

Role para cima