Ir para o conteúdo

Imea estima safra recorde de algodão em MT

TRR-Topázio (1)

O Imea divulgou a sexta estimativa da safra 2019/20 de algodão em Mato Grosso, trazendo a consolidação da área destinada ao algodão e atualização na previsão da produtividade no estado. Dado a isso, a área do algodão no estado foi consolidada em 1,13 milhão de hectares, um avanço de 1,28% em relação à safra passada, sendo 141,70 mil hectares destinados ao cultivo de algodão primeira safra, enquanto 990,36mil hectares são de segunda safra.

Tal recorde na área é reflexo da alta nos preços no início da comercialização, que proporcionou o adiantamento das vendas futuras da pluma e estimulou os produtores a destinar uma maior área para cultivo do algodão em Mato Grosso.

Canarana – Empaer quer inserir cultivo do algodão colorido em assentamento

Já em relação ao rendimento, com as primeiras áreas colhidas apresentando bons resultados em muitas regiões do estado, a nova estimativa de produtividade avançou 0,59% em relação ao último relatório, ficando prevista em 289,49@/ha (4.342 kg/ha) na média do estado.

Outro ponto importante que auxiliou na sustentação da previsão é a sanidade das lavouras, que vem dentro da normalidade, sendo que a população do bicudo-do-algodoeiro está sendo bem monitorado. Desse modo, com a consolidação da área e o reajuste da produtividade, a nova estimativa para a produção do algodão em caroço passa a ser de 4,92 milhões de toneladas e de pluma passa a ser de 2,00 milhões de toneladas, respectivamente, sendo considerado uma safra recorde de algodão em Mato Grosso.

Por Imea.

Deixe uma resposta

Role para cima