Ir para o conteúdo

Dia de Campo da Feican teve crotalária como alternativa de 2º safra e palestra de ex-ministro

Publicidade.

Além do show com Hugo e Guilherme e do tradicional rodeio, o segundo dia da Feican 2022 contou com o 2º Dia de Campo Tecnologias Para 2ª Safra, assinatura de intensão para instalação de um polo de irrigação em Canarana, além de uma palestra com o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

O Dia de Campo foi um trabalho que envolveu empresas e entidades do ramo, Sindicato Rural, Embrapa, Empaer, IFMT, Aprofir, Secretaria de Agricultura e parceiros. Em campo para demonstração, variedades de gergelim, feijão, milho, sorgo, crotalária, girassol, paragens e outras culturas. A área de experimento fica ao lado do Parque de Exposições Luiz Cancian.

Conforme o Secretário de Agricultura, Cleyton Dias, as culturas de segunda safra, tirando o milho, não possuem muitos estudos, por isso a importância desse Dia de Campo. “Temos aqui várias empresas mostrando novas tecnologias, para o produtor e agricultura produzirem mais alimento para o mundo”, disse.

 

O extensionista da Empaer, Gildomar Avrella, destacou cultivares de crotalária, que já é tradicional como cobertura de segunda safra em Canarana. Gil explicou que além de cobertura, a cultura poderá ter mercado na venda da semente. “A crotalária serve também para adubar canaviais e temos a expectativa de ter mercado para a semente”, anunciou.

Crotalária

A expositora Daniela Dal Bosco da Paloma Agropecuária, parabenizou os organizadores pela Feican 2022 e estava contente com o resultado alcançado pelo seu estande no Dia de Campo. “Nós apresentamos oito variedades de pastagens e estamos contentes pela visibilidade que tivemos no Dia de Campo”, contou.

Durante a programação, com a presença do prefeito Fábio Faria e demais autoridades, foi assinado juntamente com a Aprofir e IFMT, a intensão para instalação de um polo de irrigação, em uma área ao lado do parque, que será cedida para pesquisas à Embrapa, IFMT e Aprofir. Os estudos focarão em culturas de segunda safra e também no potencial hídrico do município.

Aprofir quer instalar polo de irrigação para pesquisas hídricas em Canarana

Ainda na tarde de quinta-feira, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues trouxe uma palestra sobre mercado e cenário político e econômico do agro. Conforme Rodrigues, com o aumento dos preços dos commodities, aumentou-se a produção, o que demandou mais insumos, aumentando também os preços destes. Assim o custo aumentou, mas com mais produto no mercado, o preço das commodities pode cair, o que é um risco.

Mesmo assim, o ex-ministro é otimista quanto ao futuro da agricultura brasileira. “Vamos aqui em Canarana produtores competitivos, o que cria um entusiasmo quanto ao desenvolvimento da região. Vejo um futuro positivo para a agricultura, pois ainda há uma inflação muito alta e escassez de alimentos no mundo. Então a safra 2022/23 traz boas possibilidades”, disse Rodrigues.

Por AGRNotícias. Fotos: AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima