Ir para o conteúdo

Publicidade.

A Aprofir (Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso), estuda instalar um polo para pesquisas sobre irrigação no município de Canarana-MT. Em reunião na tarde de quarta-feira (13), com o prefeito Fábio Faria, Carlos Câmara do IFMT, secretários, vereadores e representantes da Aprosoja-MT, o diretor executivo da Aprofir, Afrânio Migliari, já definiu para o mês de agosto, uma nova reunião com representantes do Governo federal para fazer o estudo projetando essa iniciativa.

Reunião com representantes da Aprofir; Foto – AGR.

O IFMT deve receber nos próximos dias, a cedência de uma área do município de Canarana, para em conjunto com a Embrapa e a Aprofir, fazer pesquisas em pulses, principalmente o gergelim, além de irrigação. Dentro dessa parceria, a Aprofir quer fomentar os estudos hídricos na região de Canarana, trazendo toda cadeia para cá, que envolve pesquisadores, licenças ambientais, financiadores, para viabilizar a irrigação e proporcionar até três safras por ano.

LEIA MAIS – Canarana sediou a Abertura Nacional da Colheita do Milho com anúncio do Ctecno Araguaia

Nos próximos dias deve ir para a Câmara Municipal um projeto de lei para a cedência da área por alguns anos para a realização desse trabalho. Além de Canarana, existe um polo de irrigação no município de Primavera do Leste, que realiza estudos em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Para Afrânio Migliari, o Vale do Araguaia é a região que mais vai crescer em produção e em produtividade nos próximos anos, sendo o foco para receber diversos investimentos nos próximos anos.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

Deixe uma resposta

Role para cima
%d blogueiros gostam disto: