Ir para o conteúdo

Colheita da soja e semeadura do milho no MT se aproximam do fim, diz Imea

A colheita de soja no estado de Mato Grosso atingiu 97,17% das áreas até a última sexta-feira (26/03), o que representa um avanço semanal de 5,43 p.p. Com o fim do mês de março se aproximando, e a “trégua” no alto volume de chuvas, a colheita do grão também vem chegando ao fim, com um atraso de apenas 2,13 p.p. em comparação à safra 19/20. Os dados são do Imea (Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária).

Os avanços semanais vão se tornando menos significativos devido à pouca área ainda a ser colhida. A região centro-sul do Estado conseguiu avançar significativamente nos trabalhos na última semana, deixando de ser a mais atrasada, totalizando agora 95,11% colhidos, um avanço semanal de 9,28 p.p. Já a sudeste (que abriga os municípios do Médio Araguaia) conta com 93,29% dos trabalhos concluídos e passa a ser a menos adiantada dentre as regiões.

No Médio Araguaia rebanho de ovelhas ultrapassa 27 mil animais

Se a colheita da soja se encaminha para o fim, a semeadura do milho, segue em paralelo. A semeadura apresentou um avanço de 2,01 p.p. na semana no Estado e totalizou 99,58% dos trabalhos concluídos até a última sexta- feira (26/03). Como sempre, as últimas áreas previstas para o cultivo do cereal, tem uma evolução mais lenta. Assim, os números apontam um atraso de 0,28 p.p. em relação à média dos últimos cinco anos e de 0,42 p.p. ante a safra 19/20, que nesse período já havia finalizado a semeadura do cereal.

Em uma análise regional, as regiões nordeste e oeste aparecem com 100,00% dos trabalhos concluídos, avançando 0,53 p.p. e 4,79 p.p. na semana, respectivamente. Vale ressaltar que a oeste teve o maior progresso entre as regiões. Por outro lado, mesmo com o segundo maior avanço semanal de 4,77 p.p. a centro-sul segue como a mais atrasada, atingindo 97,72% dos trabalhos concluídos. Por fim, espera-se que a semeadura do milho chegue ao fim em MT na próxima semana.

Por Imea, com redação AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima