Ir para o conteúdo

No Médio Araguaia rebanho de ovelhas ultrapassa 27 mil animais

A criação de ovinos (ovelhas e carneiros) e caprinos (cabras e cabritos) se desenvolve no Médio Araguaia matogrossense há vários anos e o que começou numa cultura de subsistência está se transformando em fonte de renda. A regional do Indea (Instituto de Defesa agropecuária do Estado de Mato Grosso) em Água Boa-MT, informa, que conforme levantamento realizado em março de 2021, nos nove municípios do Médio Vale que atende, constam cadastrados 27.431 ovinos e 176 caprinos.

Por Juliana Sussai -Embrapa Pecuária Sudeste

Do último levantamento, ocorrido em fevereiro de 2020, até o atual, houve uma evolução no rebanho de ovinos de 12% (de 24.462 para 27.431). O número, contudo, pode ser muito maior, já que a informação do número de rebanho de uma propriedade ao Indea depende da comunicação de cada produtor, que não é obrigatória. A comunicação só é obrigatória quando for realizado o trânsito dos animais, em que o produtor emite a GTA (Guia de Trânsito Animal).

Após seis dias encalhado no Canal de Suez, navio volta a flutuar

A criação de ovinos e caprinos pode se dar de modo apartado ou em consórcio com o gado. A alimentação é a pasto ou semi-confinada, com complementação nutricional. O Censo Agropecuário de 2018 calculou o rebanho de ovinos brasileiro em 2,8 milhões de animais. O Estado da Bahia é o maior produtor, seguido pelo Rio Grande do Sul.

Na região Norte Araguaia (Regional do Indea de São Felix do Araguaia-MT) o número de Ovinos cadastrado é de 33.467, totalizando 60.898 animais em todo o Médio-norte Araguaia matogrossense.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima