Ir para o conteúdo

Aprosoja-MT realizou visita técnica ao CTECNO Araguaia

Publicidade.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realizou na terça-feira (06) uma visita técnica ao campo experimental do Centro Tecnológico do Vale do Araguaia (Ctecno Araguaia), local onde foram apresentados 35 híbridos de milho semeados em duas épocas.

Ctecno Araguaia; Imagem – Reprodução.

“Estas visitas são importantes no sentido de dar um passo em direção ao desenvolvimento de pesquisas que beneficiem o produtor de forma direta, pois são eles que trazem a demanda até a Aprosoja; e temos essa vitrine de cultivares em solos siltosos aqui na região Leste, que já apresenta resultados que tem auxiliado o produtor rural a produzir mais de forma mais sustentável”, destaca o vice-Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber.

LEIA MAIS – Canarana sediou a Abertura Nacional da Colheita do Milho com anúncio do Ctecno Araguaia

Durante a visita foi abordado com o doutor Autieres Teixeira Faria, pesquisador e consultor na Lucrativa Farm, o tema “Manejo de plantas daninhas no sistema de produção em Mato Grosso”.

O pesquisador em Solos pela Agrodinâmica Pesquisa Agrícola, André Somavilla, levou sua palestra “Compreendendo a física por trás de solos com maior teor de silte”.

O Ctecno Araguaia recebeu ainda a palestra “Dinâmica do nitrogênio em milho segunda safra em solos de textura média/arenosa”, com Rodrigo Hammerschmitt, coordenador de pesquisa e pesquisador em solos do IAGRO-MT.

Por fim, o pesquisador e consultor na LZ Pesquisa e Consultoria, Leandro Zancanaro, tratou dos “Sistemas de produção em solos de textura arenosa”.

“O solo do cerrado é pobre de nutrientes e ácido, então sempre apontamos onde usar e como aproveitar a reserva de solo sem comprometer a produtividade, porque a resposta não está no produto e sim no manejo como todo”, ressaltou Zancanaro.

Lucas Costa Beber disse que os produtores tem acesso a uma infinidade de produtos. “É preciso saber diferenciar o que é marketing da realidade, e para saber se estes produtos que são oferecidos ao produtor trarão resultados só testando no campo, e aqui temos a oportunidade de acertar ou errar, sem que o produtor tenha prejuízos. A informação aprendida nos campos da Aprosoja levam conhecimento ao produtor para que mais do que produtividade ele tenha máxima rentabilidade”, finalizou.

Por Aprosoja MT com Redação AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima