Ir para o conteúdo

Projeto implementado em aldeias de Canarana, auxilia Xavantes a cultivarem seu próprio alimento

Publicidade.

Com recursos liberados pelo Governo do Estado através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), indígenas da etnia Xavante estão produzindo seus próprios alimentos em 13 aldeias no município de Canarana. O Projeto Quintais Produtivos é uma iniciativa do Prefeitura de Canarana. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

Projeto Quintais Produtivos desenvolvido em Canarana; Imagem – divulgação.

Atendendo uma solicitação do vereador BA Dourado e do governo municipal, o deputado Nininho viabilizou junto ao Governo do Estado, através de uma emenda parlamentar, a liberação de R$ 400 mil. O recurso foi investido em equipamentos, serviços de limpeza, gradagem e compra de sementes e mudas. Foram formadas roças de até seis hectares em cada aldeia. Os Xavantes estão produzindo abobora, melancia, feijão, milho, batata doce, amendoim, mandioca, arroz e algumas variedades de frutíferas.

Nininho comenta que a produção de alimentos pelos próprios indígenas vai evitar a desnutrição em Canarana e Nova Xavantina, que também abriga três aldeias Xavantes. “É um compromisso meu ajudar a promover a independência alimentar nas comunidades indígenas. Em suas próprias lavouras, eles terão condição de produzir alimentos saudáveis e com fartura. Com certeza, esse projeto vai ajudar a combater a fome e a desnutrição nas aldeias”, argumenta o deputado.

Projeto Quintais Produtivos desenvolvido em Canarana; Imagem – divulgação.

Parcerias

O projeto tem como parceiras a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Na Aldeia Maria de Jesus, a Secretaria Municipal de Agricultura de Canarana realizou o primeiro Dia de Campo. “Quando iniciamos o projeto há dois anos e meio, muitos não acreditavam nos bons resultados. Mesmo assim, o prefeito Fábio Faria, o vice Vilson Biguelini e eu apostamos na ideia e, junto com o vereador BA Dourado, levamos o projeto ao deputado Nininho, que prontamente articulou os recursos junto ao governo estadual e implantamos o projeto”, explica o secretário Cleyton Dias.

LEIA MAIS – Funai apoia projeto de quintais produtivos em Terra Indígena do Mato Grosso

LEIA MAIS – Comunidade firma parceria com o Sicredi para abertura de agência em Santa Fé de Goiás/GO

Segundo o vereador BA Dourado, o Projeto Quintais Produtivos atende mais de 1.350 indígenas. “São homens e mulheres, adolescentes e crianças que já podem se alimentar com os produtos cultivados por eles mesmos em suas roças. O deputado Nininho não se omitiu, foi atrás dos recursos e tem papel fundamental para garantir que a desnutrição não atinja as 13 aldeias de Canarana e as três aldeias de Ribeirão Cascalheira”, pontua o parlamentar.

Cacique Zezinho, da aldeia Wedeze, diz que o seu povo não teria condições de plantar sem os parceiros envolvidas no projeto. “Sem esse apoio, não teríamos como fazer o que estamos fazendo. Agora, nós podemos produzir e consumir o que plantamos. Fico muito grato a todos os envolvidos no projeto por esse bom senso e essa sensibilidade em nos oferecer essa iniciativa, Funai, Prefeitura, Governo do Estado e deputado Nininho. Muita gratidão por tudo que nos tem oferecido”, enaltece a liderança indígena.

ARROZ

Na Aldeia Pimentel Barbosa, os indígenas cultivam pelo sistema comunitário cerca de 45 hectares de arroz. Além de elaborar o projeto, a Prefeitura de Canarana emprestou o maquinário para o plantio. A Funai forneceu o calcário para a correção do solo e o município prestou assistência técnica e informações de manejo e cultivo das sementes e mudas.

Por Assessoria.

Deixe uma resposta

Role para cima