Ir para o conteúdo

AGR entrevista CEO de uma das maiores produtoras de alimentos do mundo

A AGRNotícias entrevistou Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola, um dos maiores produtores de grãos do mundo. Na semana passada, Pavinato ministrou uma palestra online no Sindicato Rural de Canarana-MT, inserida no Projeto Agroindústria 360° idealizado pelo LIDE-MT, durante o Dinetec 2022. Ele falou sobre os desafios do agronegócio à nível Brasil e mundial até 2050, quando a população mundial deve chegar à 10 bilhões de pessoas. Confira a entrevista:

Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola, durante live em palestra no Sindicato Rural de Canarana; Imagem – Divulgação.

AGR – Quando se fala de desafios e oportunidades do agro, em especial no Brasil, como o pequeno produtor se encaixa nessa busca por atender a demanda de 10 bi de população em 2050?

PAVINATO – O pequeno produtor deve se organizar através de cooperativas para ter acesso às mesmas tecnologias acessadas pelos grandes produtores e modernizar a sua pequena propriedade. Caso contrário, a tendência é perder competitividade e não motivar os filhos a continuar no negócio. Com isso, haverá consolidação através da venda da propriedade ou arrendamento, mas a terra continuará sendo cultivada e cumprindo seu papel de fornecer alimentos para a população brasileira e mundial.

AGR – A dependência de insumos por parte de agentes externos seria um dos desafios para o Brasil continuar evoluindo em termos de produtividade? Se sim, como resolvê-lo?

PAVINATO – Assim como alguns países são dependentes por alimentos, outros são dependentes por insumos, como é o caso do Brasil. Felizmente a globalização permitiu o fortalecimento do comércio entre os países e todos saíram beneficiados. Não vejo como sendo um problema grave a dependência por insumos importados, pois faz parte do negócio e os países exportadores querem vender para o Brasil. Querer ser autossuficiente é a mesma coisa que fechar o país para o comércio internacional, nacionalismo na veia, e a gente sabe que em nenhum país do mundo o nacionalismo gerou riqueza. Por outro lado, industrializar o país e aumentar a produção de insumos é uma oportunidade para gerar riqueza, maior eficiência na cadeia produtiva e benefícios para a sociedade brasileira, a qual devemos aproveitar.

LEIA MAIS – Palestra sobre oportunidades e desafios do Agro encerrou primeiro dia do Dinetec 2022

Sobre a SLC

SLC Agrícola foi fundada em 1977 pelo Grupo SLC. É produtora de soja, algodão e milho, além de trabalhar com criação de gado, fazendo a integração lavoura-pecuária. Também é detentora da marca SLC Sementes, que produz e comercializa sementes de soja e algodão. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores, tornando-se uma referência no seu segmento. Com Matriz em Porto Alegre (RS), a Empresa possui 22 Unidades de Produção estrategicamente localizadas em sete estados brasileiros – (principalmente MT). Na safra 2020/2021, a produção totalizou cerca de 470 mil hectares plantados e a estimativa para a safra 2021/2022 é de 660 mil hectares.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima