Ir para o conteúdo

Vacinação de aftosa está suspensa no Mato Grosso

Publicidade.

Mato Grosso, Distrito Federal (DF) e outros cinco estados do bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-Pnefa), Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins não precisarão mais vacinar o rebanho contra a febre aftosa a partir de 2023. A decisão foi anunciada pelo ministro Marcos Montes e pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal, durante a abertura da 87ª edição da ExpoZebu, em Uberaba (MG), no sábado (30).

O presidente do bloco IV do Pnefa, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, que é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), parabenizou os estados que cumpriram as metas e alcançaram os pontos necessários. “Parabéns aos sete estados que alcançaram os percentuais exigidos pelo Plano Nacional, entre eles o Mato Grosso. É importante dizer que vamos continuar atentos aos demais estados do bloco para que todos alcancem o mesmo objetivo. Estamos à disposição para ajudá-los no que for necessário”, disse Francisco, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

A suspensão faz parte do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país, previstas no PE-Pnefa. Para realizar a transição de status sanitário, os estados e o Distrito Federal atenderam aos critérios definidos no Plano Estratégico, que está alinhado com as diretrizes do Código Terrestre da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Foto: Reprodução

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Bloco IV – O bloco é composto por 10 estados e o Distrito Federal (BA, SE, RJ, SP, MG, GO, MT, TO, MS, ES e DF). A princípio, todo este bloco vacinaria o rebanho de bovinos e bubalinos somente até 2022, mas alguns estados não atingiram a pontuação necessária no cumprimento das ações atribuídas pelo PNEFA. Já os estados mais adiantados se submeteram à avaliação do Mapa e tiveram seus pleitos aprovados.

Para o presidente do Fundo de Emergência de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e representante do setor produtivo, Antônio Carlos Souza de Carvalho, a decisão é coesa, uma vez que quem está apto a retirar a vacina não fique prejudicado pelos que ainda não se sentem preparados. “Embora sejamos um bloco, um conjunto, alguns estados avançaram e outros não, mas isso não implica risco já que os cuidados vão continuar e as divisas estarão seguras, com todas as ações de defesa sanitária em dia”, apontou Antônio Carlos.

Presidente do Indea destaca abertura de novos mercados e maior valorização da carne mato-grossense

Vacinação 2022 – Neste ano a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de maio, que começou dia 1º e segue até o dia 31, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses. A segunda fase, de 1º a 30 de novembro, será para os animais de todas as idades.

“É importante ressaltar que o produtor rural continue fazendo o dever de casa, cumprindo todas as etapas da vacinação em 2022, conforme determinou o Mapa. Desta forma finalizamos o ciclo vacinal com segurança e mantemos o status de livres da doença com vacinação, para que logo possamos alcançar o de estado livre sem vacinação”, alertou o analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho.

Por: AGROLINK –Aline Merladete.

Deixe uma resposta

Role para cima