Ir para o conteúdo

Vaca Jersey pariu dois bezerros em Agua Boa – MT

Uma vaca, da raça Jersey, pariu dois bezerros no último final de semana em um sítio em Agua Boa – MT, o que é considerado um fato raro.

Antônio e Eliria Wagner, são proprietários da Chácara Boa Vista, na Rua 23, no Bairro Guarujá Expansão, em Agua Boa.Eles relataram que a vaca tem aproximadamente 6 anos e deu à luz dois bezerros neste final de semana. Segundo Wagner, essa é a terceira cria da vaca.

Apesar de pesquisas consideráveis, nada se sabe sobre a origem real do gado trazido pela primeira vez à Ilha Jersey. A maioria das pesquisas concorda que o gado Jersey provavelmente se originou da costa adjacente da França, onde na Normandia e na Bretanha gado semelhante a Jerseys é encontrado.

‘Confinamento ainda é a forma mais eficaz de aumentar a produtividade’ 

Qualquer que seja a forma filogenética correta de Jersey, parece que, ao analisar os dados disponíveis, o antepassado domesticado de Jersey veio da Ásia, pertencia com toda a probabilidade a Bos braquíceros, provavelmente foi domado durante a Idade da Pedra, cerca de 10.000 anos atrás ou mais e migraram para a Europa através da Europa Central e do Sul e norte da África para a Suíça e França.

No norte da França, ocorreu sem dúvida alguma cruzamentos entre os rebanhos puros de Bos brachyceros e Bos primigenius (que vieram principalmente da costa norte da Europa até o norte da França).

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima