Ir para o conteúdo

TENDÊNCIA – Sindicatos rurais do Xingu/Araguaia se unem para realizar leilão de gado virtual

 

Os municípios do norte do Xingu e Araguaia, possuem, juntos, um dos maiores rebanhos bovinos do Mato Grosso. Mesmo assim, os pecuaristas ainda enfrentam desafios na hora de ofertar os animais e concretizar a comercialização. Em tempos de pandemia, os desafios são ainda maiores para conectar vendedor e comprador.

Pensando nisso, sindicatos rurais de cinco municípios da região, de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, São Félix do Araguaia, Vila Rica e Porto Alegre do Norte (responsável também por Canabrava do Norte), irão realizar no dia 27 de junho, um leilão virtual de gado conjunto. 

Serão ofertados mais de três mil animais anelorados e de cruzamento industrial, machos e fêmeas, de cria, recria e engorda. O leilão será conduzido pela Estância Bahia e a transmissão será pelo Canal Terra Viva, a partir das 14h30. Todos os animais serão pesados e filmados para o evento.

Em entrevista para a AGRNotícias, o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Alessandro Pires, disse que os municípios representados pelos sindicatos que estão organizando o leilão, possuem um rebanho bovino de mais de dois milhões de cabeças.

“Temos um grande rebanho, de muita qualidade, mas uma carência muito grande com balcão de negócios e leilões na região norte do Xingu e Araguaia. Essa é mais uma opção para o pecuarista estar fazendo bons negócios”, disse Alessandro.

Pires comenta que a realização de leilões virtuais vem sendo uma tendência no Brasil, justamente por conta da redução de custos. Para uma leilão presencial, todos os animais precisam ser transportados até o recinto, o que acaba encarecendo o evento. Além de transmissão pela TV, muitos leilões hoje são transmitidos por aplicativo via internet.

Conforme o presidente, até então cada sindicato rural fazia seu próprio leilão, mas a união reduz ainda mais os custos. “A gente consegue ofertar um número maior de animais, o que fica mais barato, porque fazer um leilão de mil ou de cinco mil cabeças é a mesma coisa”, falou.

Presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Alessandro Pires

Relação agricultura/pecuária

O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte disse que a agricultura vem ganhando espaço na região norte do Xingu e Araguaia, mas ele acredita que isso não impactará na diminuição do rebanho bovino.

“Com o crescimento da agricultura, nós temos oferta de grãos e empresas que produzem os insumos para a pecuária, como o farelo de soja, a ração, estão se instalando na região. Assim, a pecuária de engorda está se tornando mais intensiva [confinamento]. Eu acho que é um casamento que dá certo, trabalhando junto só tem a enriquecer os dois lados”, finaliza.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima