Ir para o conteúdo

Sindicato Rural e produtores de Canarana se colocam à disposição para ajudar no combate ao Coronavírus

 

Representantes da classe produtora rural de Canarana-MT estiveram em uma reunião na sede da Prefeitura Municipal na manhã desta quarta-feira (25/03), e se colocaram à disposição para contribuir na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Na ocasião, estavam presentes também o secretário Municipal de Saúde, Ruberlan Rezende, o prefeito Fábio Faria, demais secretários e vereadores. O tema da reunião foram as medidas adotadas para prevenção ao Coronavírus.

Na reunião, convocada pelo Sindicato, várias medidas foram discutidas, onde a classe produtora poderia contribuir com ações pontuais na prevenção ao contágio com o vírus, desde a compra de medicamentos até a compra de insumos. Ficou acordado entre as partes que, assim que houver a necessidade, o poder público acionaria a classe produtora para o auxílio.

Reunião também contou com a participação de representante da Aprosoja – MT.

Os produtores, na oportunidade, cobraram esclarecimentos do poder público quanto ao Decreto Municipal nº 3054/2020, expedido no domingo (22/03), que dentre várias medidas, determinou a proibição de retirada da produção de soja dos armazéns para fora do município. O presidente do Sindicato Rural, Alex Wisch, informou que o intuito era “sanar as dúvidas sobre a questão do transporte de grãos para fora do município e, na oportunidade, se colocar à disposição para colaborar com as medidas que forem necessárias para o bem da população de Canarana”.

O prefeito salientou que um termo de compromisso já tinha sido estabelecido com as Tradings atuantes em Canarana para que o volume excedente dos armazéns pudesse ser escoado. Porém, o inciso 5º, no artigo 3º do Decreto sobre a medida, acabou sendo revogado pelo Poder Judiciário por Medida de Segurança.

A classe produtora rural, em várias demonstrações de apoio em todo o Mato Grosso, vem contribuindo, em muitos casos, até financeiramente, para o combate ao novo Coronavírus. Canarana ainda não possui nenhum caso suspeito ou confirmado de Coronavírus. O município possui apenas casos monitorados.

Barreira Sanitária

Uma barreira sanitária foi estabelecida em frente ao armazém da empresa Caramuru, na entrada da cidade, MT-326, em que os motoristas de caminhão que chegam ao município respondem um questionário e passam por uma avaliação prévia antes de adentrar na zona urbana.

Entrevista à motoristas visa identificar local de origem e se há sintomas.

O prefeito Fábio Faria explicou que a instalação da barreira sanitária tem por objetivo se antecipar a qualquer situação. “Como que está este motorista que está chegando? Está febril? Está com tosse? Não tendo nenhum problema ele será liberado para fazer o carregamento”, explica. O secretário de Saúde evidenciou a necessidade do monitoramento para diminuir as possibilidades de disseminação do vírus. “Essa barreira sanitária é de extrema importância. Quando vem alguém de fora a gente não sabe qual o caminho que ele percorreu. A gente tem que ter algumas ações específicas, pois o nosso foco é o monitoramento”, finalizou Ruberlan.

Por AGRNotícias. Fotos: AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima