Ir para o conteúdo

Segundo dia do Dinetec trouxe palestras e informação para os produtores

Foto: RF Imagens.

Nesta quinta-feira (16/01), por volta das 10h25min, ocorreu no pavilhão de negócios do Dinetec 2020, uma palestra sobre Embargos e Multas Ambientais. A palestra foi ministrada pelo engenheiro florestal e sócio da Alberi Forest, Angelo Santarlacci. No período da tarde, às 16h, ocorreu outra palestra, desta vez, sobre Desafios da Pecuária de Alta Produtividade com Bruno Pietsch, doutor em nutrição de ruminantes e gerente técnico da Agrocria. 

Durante a palestra sobre embargos e multas ambientais, Angelo Santarlacci disse que é muito comum “o IBAMA (Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) chegar e falar que você desmatou 500 ha ou 200 ha, mas quando a gente pega o mapa, o tamanho da área desmatada é bem menor”. 

Santarlacci falou sobre a importância de não pagar a multa já de imediato, devido a necessidade de verificar o relatório de fiscalização. “Se o produtor rural não chamar um engenheiro, não ficar atento com um advogado, acaba que a multa acaba sendo muito maior do que deveria ser”. E ressaltou: “não façam isso [pagar multa de imediato], recorram, mesmo que seja um valor pequeno ou uma advertência. Às vezes você paga uma multa pequena de R$ 500,00 ou R$ 1.000,00 e por algum infortúnio você tem uma outra multa na frente e a sua multa acaba sendo duplicada ou triplicada”.

Desafios da Pecuária 

Em entrevista para a AGRNotícias, o encarregado da palestra sobre Desafios da Pecuária de Alta Produtividade, Bruno Pietsch, disse: “as terras hoje, mais produtivas para a pecuária, não necessariamente são terras de natureza boa. Se você preparar o solo com calagem, adubação e usar um manejo adequado, você consegue ter uma intensificação de até 8 unidades animais por hectare com ganhos médios diários acima de 1kg”. E ainda, “a intensificação da pecuária, a leva à um nível de produção por hectare financeiro bem similar ou até superior a agricultura, com a vantagem do risco ser menor. Na pecuária, a situação é mais controlada no ponto de vista de manejo, ao contrário da agricultura, que depende de algumas condições climáticas mais sensíveis”.

Dinetec de 2020 na visão dos produtores

Em entrevista, Silvério Weiss, produtor rural de Gaúcha do Norte/MT, disse que é a segunda vez que vem para o Dinetec e que acha “super positivo ver coisas novas, materiais de soja. Esse ano já estou vendo coisas novas de novo”. Sobre a safra 19/20 de sua propriedade, “acho que vai ser positiva e que vamos superar números de anos anteriores. As chuvas do mês de novembro e dezembro eram um pouco mais pingadas, em relação ao volume, talvez tenha chovido apenas a metade do histórico. Mas mesmo assim, a soja está boa, não dá para se queixar”.

Para Altair José Kolln, produtor rural de Água Boa/MT, “a chegada aqui é muito impactante. Cada ano que se vem aqui, está melhor. Planto soja, arroz, gergelim e milho. Vim aqui conhecer, aprender e ver novas oportunidades e variedades”. Completou dizendo: “tem variedades que a gente não conhece no dia a dia, então quando vamos a esses eventos, conseguimos ter um apanhado melhor”.

Por AGRNotícias, Vitória Kehl Araujo.

Deixe uma resposta

Role para cima