Ir para o conteúdo

Segundo dia do Dinetec 2023 atraiu investidores e reconheceu trabalho do agro

Publicidade.

Com um movimento ainda maior, o segundo dia da nona edição do Dinetec reuniu produtores dos diferentes setores do agronegócio. A manhã começou movimentada no stand da Empaer que promoveu uma premiação para reconhecimento pelo trabalho de produtores, principalmente da agroindústria. 

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizou no início da manhã desta quinta-feira (12) uma breve homenagem e uma cerimônia que premiou os produtores do município pelas práticas de manejo e destaques na produção de pequi, melancia, conservas e outros. A ocasião contou com a presença de Teté Bezerra, Secretária de Estado de Agricultura Familiar, que destacou a importância das mulheres na agricultura e da sucessão familiar no agronegócio.

Uma das patrocinadoras do evento, a Sicredi Araxingu, é parceira da Empaer e da agricultura familiar. Com o objetivo de financiar, estimular e apoiar pequenos e grandes negócios, a Sicredi Araxingu surgiu da necessidade de se obter crédito rural. “Estamos sempre buscando recursos para atender o produtor rural no momento que ele precisa. No Dinetec trabalhamos muito com prospecção e mapeamos condições que serão operacionalizadas durante o ano”, explica Martim Steffenon, presidente da cooperativa. 

Confira como foi o primeiro dia do Dinetec 2023

Canarana vêm se destacando entre a produção estadual e nacional, e tem recebido novas empresas que contribuem para o desenvolvimento econômico do município. “O que nós estamos vendo aqui é o grande potencial que essa região já mostrou ter. Hoje, se vê as grandes indústrias nacionais, fornecedores e os investimentos que houve em novas tecnologias para sementes e implementos, sendo oferecidos para a população da região”, esclarece Teté Bezerra, Secretária de Estado de Agricultura Familiar.

Com a quinta maior piscicultura de Mato Grosso, a cidade atraiu investidores e novas demandas para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva. De acordo com Fábio Faria, Prefeito de Canarana, “há um grande projeto com um frigorífico de peixes aqui para o nosso município e esse é um grande desafio que foi lançado para a nossa secretaria de agricultura.  Junto com a Empaer a gente precisa alavancar isso. Também, temos outras grandes empresas que querem se instalar no município e vieram, através do Dinetec, conhecer nosso potencial”, afirma.

Ainda no período da manhã, no stand da prefeitura, a gestão municipal assinou a renovação da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) e o Programa Cidades Empreendedoras. Além disso, foi celebrado um termo de cooperação com a cooperativa de crédito Sicredi Araxingu, que irá beneficiar vários empreendedores do município, principalmente os pequenos atendidos pela Sala do Empreendedor.

Nova proposta para proteger a lavoura

Diversas lavouras são atacadas por animais selvagens que geram prejuízo para o produtor. No Dinetec 2023, um dos expositores trouxe uma opção diferente para proteger a lavoura de catetos, queixadas, javaporco e outros animais. 

Os sócios-proprietários da 720x, Alexandra Silva e Marcos Bortoloto, vieram de Campinas/SP para mostrar que um arco e flecha pode ir muito além da modalidade esportiva. “Hoje o agro tem o problema do javaporco, que acabou virando uma praga na agricultura. A gente sabe que a caça, desde com autorização, está liberada. Temos a proposta da balestra e do arco composto para a caça do javaporco, mais precisos que a maioria das armas”, explica Alexandra.

Ambos são competidores esportivos com arco e flecha. “Pratico a modalidade há 25 anos e nossa proposta aqui é difundir o esporte, não somente com a caça”, conta Marcos. Com uma data favorável, fora do período de competições, o Dinetec 2023 se tornou a primeira feira em que eles participaram para demonstrar os equipamentos.

O expositor chamou atenção dos visitantes que puderam experimentar atirar com os arcos e flechas expostos. “Achei muito interessante e aproveitei para testar, não é algo comum em feiras”, conta Amilton Hoshina, gerente da Fazenda Stella, localizada em Canarana.

O Dinetec 2023 tem rendido elogios. Para Hoshina, “a feira está muito bem distribuída.  Temos procurado novidades em grãos e máquinas. Na propriedade temos 20.500 hectares em que produzimos soja, milho e gado. Para poder ver tudo, pretendo vir amanhã também”, acrescenta Hoshina.

Com entrada gratuita, os mais de 300 expositores participantes do evento podem ser visitados até às 18h desta sexta-feira (13).

Por Vitória Kehl Araujo, para a AGR Notícias.

Deixe uma resposta

Role para cima