Skip to content

TRR-Topázio (1)

“A água é o nutriente mais importante na dieta dos bovinos, você sabia disso? Ela vai permitir que seus animais tenham melhor desempenho tanto na produção de carne como na produção de leite. Então é muito importante cuidar da qualidade da água que nós estamos servindo para os animais”, reforçou ao Giro do Boi desta sexta, 07, o médico veterinário especialista no assunto Fernando Loureiro.

O ideal é que se lave os bebedouros, no mínimo, uma vez por semana. Se possível, até mais. O ideal é que ela seja sempre excelente.

Lavagem de bebedouro; Crédito Giro do Boi.

Loureiro respondeu dúvida de um produtor que perguntou qual é a frequência ideal de lavagem dos bebedouros de água – quantas vezes por ano ele deve ser limpo.

“A pergunta não é por ano, a pergunta poderia ser até por mês. O ideal é que se lave os bebedouros, no mínimo, uma vez por semana. Se possível, até mais, porque tem que ser esta água que a gente chega no bebedouro, qualquer bebedouro da fazenda, e possa beber. Vocês podem fazer aí na fazenda o teste do copo para saber se o bebedouro está com a água boa, mais ou menos ou ruim. O ideal é que ela seja sempre excelente, muito acima de boa”, sugeriu.

LEIA MAIS – Caso suspeito de Raiva Bovina em Serra Dourada

“Eu recomendo andarem com um copo de vidro ou de plástico, transparente, que você coloque ele com a mão, afunde no bebedouro, tire e dê uma boa olhada na coloração desta água se a água está bem transparente. Quanto mais transparente, quanto mais translúcida, melhor”, acrescentou.

O especialista informou o que o produtor pode fazer caso a água seja captada com sujeira e não tenha a aparência e a pureza adequadas. “Muitas vezes a água é captada de fontes subterrâneas, de rios, riachos, de um jeito que ela possa vir já com um pouco de teor de ferro, com teor de barro, e aí ela já tem uma coloração de chá, uma coloração puxando para o marrom. O interessante é que estas partículas vão sedimentar. Se o teor for de ferro, existem tratamentos possíveis químicos para poder ligar com este ferro e melhorar a qualidade da água. Mas, a princípio, a nossa recomendação são boas lavagens o mais frequente possível”, indicou.

O veterinário fez recomendações sobre o modo correto de lavar os bebedouros também. “Nessa lavagem você pode usar somente água, a água que chega no próprio bebedouro. A mangueira para esgotar a água seria ideal usar de uma polegada, uma polegada e meia, estas usadas para limpeza de piscinas. Você pode usar uma vassoura e um escovão e esfregar bastante as paredes, passar bastante vezes para retirar matéria orgânica e o lodo. Os animais, quando consomem capim, trazem folha na boca até o bebedouro e esta folha acaba ficando ali depositada. Esta é a nossa recomendação”, concluiu.

Por Giro do Boi/Canal Rural.

Deixe uma resposta

Scroll To Top
%d blogueiros gostam disto: