Ir para o conteúdo

Quebra de safra impacta preço do frete por km rodado

Publicidade.

O Índice de Frete Edenred Repom (IFR) informou que o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou fevereiro em R$ 6,29, marcando uma queda de 1,10% em relação a janeiro. Essa redução é reflexo, em parte, do comportamento estável do preço médio do diesel no período.

Demanda por transporte também é influenciada pelo tipo de mercadoria transportada – Foto: Arquivo Agrolink

A análise da Edenred Repom indica que um dos fatores contribuintes para essa queda é a fase de pré-safra da soja, que, neste ano, apresenta um atraso em relação ao ano anterior. A menor demanda por transporte dessa commodity tem impactado de forma positiva os custos do frete, embora essa situação deva mudar à medida que o cenário se desenvolva. Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom, ressalta que a demanda por transporte também é influenciada pelo tipo de mercadoria transportada. No início deste ano, houve um aumento notável no escoamento de commodities ligadas à construção civil, como Ferro, Cobre e cimento, impulsionado pelo cenário aquecido no setor de obras e construção civil.

Porto Alegre do Norte vai receber usina de etanol de milho

Embora esses fatores tenham exercido certa pressão nos preços do frete em fevereiro, outros elementos, como os custos com combustível e a perspectiva de quebra na safra de soja, contribuíram para puxar os preços para baixo.

Por AGROLINK – Aline Merladete.

Deixe uma resposta

Role para cima