Ir para o conteúdo

Produtores rurais do Médio Araguaia visitaram o Ctecno Araguaia nesta quinta (02)

Publicidade.

Produtores dos municípios do Médio Araguaia estiveram na manhã desta quinta feira (02.02) na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, na MT-326, entre os municípios de Água Boa – MT e Canarana – MT em uma visita ao Ctecno Araguaia, novo polo de pesquisa de soja e milho da Aprosoja-MT.

No local, a Aprosoja adquiriu um total de 200 hectares e, este ano, em 20 deles, em parceria com a empresa Meta Consultoria, plantou 48 variedades de soja. O Objetivo é mostrar à classe produtiva os diferentes comportamentos das plantas em solos siltosos, que compõe grande parte da região do Vale do Araguaia.

O presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, esteve presente no local e explicou que o Ctecno marca a presença física da Aprosoja no leste de Mato Grosso. “O foco é trabalhar com solos siltosos. No Brasil, por incrível que pareça, não existe nenhum tipo de pesquisa voltada a este tipo de solo que compreende uma região gigantesca. Então, sem dúvida, nos próximos anos daqui sairão resultados pro país inteiro e principalmente, pro produtor rural aqui da região” diz Cadore.

Fernando Cadore.

Diego Sichocki, sócio da Meta Consultoria, foi o palestrante e, na oportunidade, esclareceu à reportagem da AGRNotícias que “o grande problema do solo siltosos é que é uma classificação de solo jovem. Que ainda não é bem estruturada. Possui uma área de drenagem mais fraca; Tem um problema de compactação do sulco do plantio, que faz com que quando ocorre o plantio, seguido de uma chuva muito pesada, acaba gerando aquele “cascão”, que compacta superficialmente o solo e a semente tem dificuldade pra se desenvolver”.

Bioinseticida é desenvolvido para controle da mosca-branca

Diego Sichocki.

Segundo Diego, o grande recado do solo foco do Ctecno é trabalhar com palhada. “Você precisa trabalhar palhada para que ela amorteça o impacto da queda de água, que causa a compactação. Em contra partida esse é um tipo de solo que tem um potencial produtivo muito bom, com alto potássio natural, o que faz com que tenha até que se ter o cuidado com as adubações de potássio, pra não desiquilibrar a relação potássio/magnésio”.

Dezenas de produtores compareceram no evento desta quinta. A proposta da Associação, é investir ainda mais na área do Ctecno e transformar o local em uma zona de pesquisas deste tipo de solo, e após, apresentar os resultados à classe produtiva. Esse já é o segundo ano do Ctecno Araguaia e seu desenvolvimento deve seguir o mesmo do Ctecno Parecis, já bem consolidado no Estado.

Por Lavousier Machry, para a AGRNotícias. Fotos: Brenda Tietz.

Deixe uma resposta

Role para cima