Ir para o conteúdo

Produção de soja em Canarana deve ultrapassar pela primeira vez um milhão de toneladas

Publicidade.

Com produtividade superando os 60 sacos de soja por hectare, o município de Canarana-MT deve ultrapassar pela primeira vez em sua história a marca de um milhão de toneladas da oleaginosa. Até o momento, cerca de 25% dos 305 mil hectares já foram colhidos. Se a produtividade, uma das maiores já registradas pelos produtores, se mantiver no restante das áreas acima de 60 sacas, a produção deve chegar a 1,098 milhão de toneladas.

Colheita de soja em Canarana; Foto – AGR.

Para se ter uma noção, isso representaria 2,54% da safra estadual de soja, estimada pelo Imea em 42,82 milhões de toneladas. Em relação à safra brasileira de soja, que tem previsão de superar os 150 milhões de toneladas, conforme a Conab, a produção de Canarana representaria 0,73% da estimativa nacional.

LEIA MAIS – Produção de soja em MT deve atingir novo recorde com 42,82 milhões de toneladas

LEIA MAIS – Safra Brasileira de Grãos

LEIA MAIS – VBP do agro é estimado em R$ 1,3 trilhão em 2023 

Já a área com milho, segunda safra, tem previsão de atingir 150 mil hectares em Canarana. Se as chuvas caírem até o mês de maio e a produção alcançar a média de 100 sacas de milho por hectare, serão mais 900 mil toneladas. Somando ainda com 80 mil hectares de gergelim, mais culturas como sorgo, milheto, arroz e feijão, que ocupam áreas menores, o município pode ultrapassar a produção de dois milhões de toneladas de grão na safra 2022/23.

Com o aumento da produção em Canarana, fica ainda mais grave a falta de armazéns, que não crescem na mesma proporção. Segundo apurado pela AGRNotícias, além das longas filas de caminhões esperando pela descarga, a maiorias das traidings já avisou que não receberá a produção fora de contratos fechados antecipadamente, justamente por falta de espaço.

Por AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima