Ir para o conteúdo

Previsão é que área com soja em Água Boa aumente 5% na próxima safra

 

Produtores rurais e agrônomos de Água Boa – MT seguem com os preparativos para a semeadura da próxima safra de verão. Um levantamento, que faz parte da primeira estimativa da Associação de Engenheiros agrônomos, prevê aumento na área ocupada com a soja para a safra 2.020/2.021, em torno de 5% sobre a área atual. As informações são do agrônomo Fabricio Godeski Moreira.

Na safra passada, foram plantados em Água Boa, (junto com a área chamada de responsabilidade) 213 mil hectares com soja, podendo chegar a 223 mil hectares no próximo ciclo. Um aumento de 10 mil hectares. No atual século, os produtores rurais de Água Boa e de toda a região tem aumentado anualmente as áreas destinadas ao cultivo da oleaginosa.

Arroz

Em contrapartida, a área de arroz que chegou a ocupar 40 mil hectares no começo do século (2001), caiu na última safra para apenas 2368 hectares. Para o ano que vem, a área a ser ocupada com arroz ainda é uma incógnita. Os produtores rurais já negociaram 85% dos insumos prevendo o início da semeadura, assim que as chuvas normalizarem em novembro. Tradicionalmente, o Araguaia começa a semeadura mais tarde do que outras regiões de Mato Grosso.

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima