Ir para o conteúdo

MT: recorde de esmagamento de soja impulsiona Indústria

Publicidade.

No estado de Mato Grosso, o setor de esmagamento de soja registrou um feito histórico durante o mês de fevereiro de 2024, com um recorde no processamento da oleaginosa. De acordo com dados do Boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o volume alcançado atingiu a marca de 1,04 milhão de toneladas, representando um aumento notável de 19,33% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, esse volume também superou em 17,99% a média dos últimos cinco anos.

Foto: Pixabay

Diversos fatores contribuíram para esse desempenho no mês de fevereiro, como a abertura de novas indústrias no estado desempenhou um papel significativo, ampliando a capacidade de processamento local. Além disso, a demanda externa aquecida, especialmente pelo farelo de soja, impulsionou ainda mais o esmagamento da oleaginosa.

No que diz respeito à margem bruta de esmagamento, o indicador registrou uma média de R$ 538,42 por saca em fevereiro de 2024, representando um aumento de 3,21% em relação ao mês anterior. Esse cenário foi influenciado pela queda nos preços da soja em grãos durante o período, embora a desvalorização nos preços dos subprodutos da oleaginosa não tenha sido tão pronunciada.

Embrapa valida diretrizes técnicas para produção de Carne Baixo Carbono (CBC)

As projeções para o mês de março de 2024 são igualmente otimistas, com expectativa de que o ritmo de esmagamento permaneça aquecido. Os dados preliminares da margem bruta nos primeiros quinze dias do mês indicam um aumento na média estadual, sugerindo uma continuidade no bom desempenho do setor.

Por AGROLINK – Aline Merladete.

Deixe uma resposta

Role para cima