Ir para o conteúdo

O Indea prorrogou o período de vacinação contra febre aftosa até o dia 10 de dezembro, mantendo para a mesma data o prazo para comunicação. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a dilação do prazo. Nas propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense a etapa vai até o dia 15 de dezembro.

Nas cidades do Médio Araguaia, integrantes da regional do Indea de Água Boa (que abrange, Água Boa, Canarana, Campinápolis, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira e Querência), estão cadastrados 2.334.000 mil animais, dos quais 1.014.000 devem ser vacinados nesta etapa. Apenas 32% deste rebanho tinha comunicação de vacinação até esta quarta-feira (01.12).

Foto. Indea Produtor Vacinando

Foto: Indea.

Na região, o pior índice de vacinação ocorre em Querência, onde apenas 15% do gado teve a vacinação comunicada. Água Boa apresenta o melhor índice de vacinação até então, 49,66%. Gaúcha do Norte  36%, Canarana 28,05% e Cocalinho, que detêm o maior rebanho da região, 27,01% do gado vacinado e comunicado.

A venda de vacinas contra febre aftosa para estabelecimentos rurais de Mato Grosso atingiu um total de 15.699.641 doses em 29 de novembro. Os dados são referentes às notas fiscais inseridas no sistema informatizado do Indea, sem considerar as vacinas compradas em outros estados.

Comissão aprova criação de fundo para indenizar pecuarista que tiver animal sacrificado

O estoque de 4.195.075 de doses seria suficiente para a conclusão da etapa, porém, atrasos na distribuição e a falta de vacina em alguns municípios provocaram a prorrogação. Os 10 dias a mais serão suficientes para as lojas veterinárias e produtores rurais concluírem a imunização do maior rebanho do Brasil.

Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos até dois anos de idade. Desde 2005, as etapas têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%.

Por AGRNotícias, com Assessoria e informações de Inácio Roberto.

Deixe uma resposta

Role para cima
%d blogueiros gostam disto: