Ir para o conteúdo

Gaúcha do Norte já vacinou cerca de 80% dos animais contra a febre aftosa

Faltando dois dias para encerrar o prazo da segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa, cerca de 80% dos animais de até 24 meses de idade já foram imunizados em Gaúcha do Norte-MT. As informações são do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) local. O prazo para a vacinação iniciou no dia 1° de novembro. Em Gaúcha do Norte são 76.636 animais dentro da faixa etária e que estão distribuídos em 406 propriedades.

A vacinação do rebanho deve ser comunicada ao Indea até dia 10 de dezembro com quantidade de animais por idade e sexo e nota fiscal da compra das vacinas.  “Aproximadamente metade dos produtores já comunicaram a vacinação aqui em nosso município, muitos ainda não fizeram a comunicação devido funções com as lavouras”, apontou o agente fiscal de Defesa Agropecuária Florestal, Manfred Zingler.

“Dificilmente fica animal sem vacinar, quando isso acontece o pecuarista é autuado e a penalidade é de 1,5 UPF por cabeça, além disso, ele tem que comprar essa vacina e essa vacinação precisa ser assistida na devida propriedade. Já no caso de apenas não comunicar a vacinação, assim que o produtor for fazer alguma movimentação e identificarmos a irregularidade, a propriedade será bloqueada por trinta dias contando do dia que a comunicação atrasada for realizada”, afirma Manfred. Com o bloqueio, o produtor fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Para a AGRNotícias, de Gaúcha do Norte, Cely Trevisan.

Deixe uma resposta

Role para cima