Ir para o conteúdo

Exportação de soja de MT tem maior declínio em três anos

Publicidade.

Segundo dados recentes da Secex, a exportação de soja de Mato Grosso em março de 2024 atingiu 3,93 milhões de toneladas, marcando uma redução significativa de 24,98% em comparação com o mesmo período do ano anterior.  O relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que esta queda está intimamente ligada ao atraso na comercialização da soja e à perspectiva de quebra na produção do estado. A China, principal comprador, adquiriu 2,46 milhões de toneladas, representando impressionantes 62,68% do total exportado por Mato Grosso.

A China, principal comprador, adquiriu 2,46 milhões de toneladas – Foto: Divulgação

No que diz respeito ao farelo de soja, as exportações também sofreram uma queda significativa, atingindo 625,26 mil toneladas, uma diminuição de 16,65% em comparação com o ano anterior. Quanto ao óleo de soja, as exportações alcançaram apenas 8,07 mil toneladas, registrando um declínio de 86,63% em relação ao mesmo período de 2023. Este é o menor volume exportado nos últimos treze anos, resultado da baixa demanda no mercado internacional e da maior procura no mercado interno.

Boi/Cepea: Indicador acumula queda de 10% no ano, e pecuarista limita oferta

O Imea prevê que, devido à redução na produção de soja no estado, a exportação da oleaginosa em grão deve diminuir em 17,98% em 2024 em comparação com o ano anterior. Este cenário coloca desafios adicionais para os produtores e para a economia do estado, que depende significativamente do agronegócio.

Por AGROLINK – Aline Merladete.

Deixe uma resposta

Role para cima