Ir para o conteúdo

Entidades de Água Boa – MT pedem ao MPF investigação sobre os casos dos incêndios florestais

 

O presidente do Sindicato Rural de Água Boa – MT, Antonio Fernandes ‘Tunico’ de Mello, informa que o Ministério Público Federal de Barra do Garças-MT, recebeu a denúncia levantada por diversas entidades sobre os incêndios florestais e queimadas em terras indígenas. A denúncia foi fruto de uma baixo assinado realizado em setembro de 2019.

Conforme ‘Tunico’, as queimadas tem causado prejuízos todos os anos no município, principalmente aos produtores rurais. O maior foco de queimadas se concentra após o mês de julho, destruindo a palhada das lavouras, atrapalhando a colheita de milho ou outras culturas, destruindo as cercas e até as áreas de preservação permanente.

‘Tunico’ ressalta que já passou a época de queimar a vegetação nativa para o rebrote das pastagens. Atualmente, a pastagem já tem outra tecnologia, não necessitando de fogo para a renovação. O líder sindical salientou que está na hora das autoridades investigarem quem realmente coloca o fogo. Citou que a faixa de domínio das rodovias federais e estaduais não recebem a limpeza adequada e justamente nesse trechos surgem alguns focos de incêndio.

Assinaram a Carta Aberta ao Ministério Público Federal, a Associação dos Engenheiros Agrônomos, Sindicato Rural, Núcleo da Aprosoja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores, Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial. ‘Tunico’ esteve acompanhado na visita ao Ministério Público Federal de Barra do Garças, pelo vice-presidente, Euclasio Garruti Júnior.

As entidades esperam que as investigações andem a fim de apontar e punir os responsáveis. ‘Tunico’ destaca que se alguém invadiu terra indígena para promover queimada, se trata de um criminoso que precisa ser responsabilizado. “Os produtores não fizeram isso. Nós arcamos com as acusações e os prejuízos em nossas propriedades”, ressaltou ele.

Para a AGRNotícias, Inácio Roberto. Foto Capa: AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima