Ir para o conteúdo

Em conversa com sindicalista de NX, Tarcisio Freitas atualiza situação da FICO

 

O presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, conversou esta manhã desta segunda feira (25/05) por rede social com o Ministro da Infraestrutura Tarcisio de Freitas sobre a situação do projeto da Ferrovia de Integração Centro Oeste. Endrigo comemorou a informação de que nos próximos meses, será assinado o contrato prevendo o início da construção da Ferrovia que interligará Goiás com Mato Grosso (Água Boa).

O ministro disse que o projeto básico já está concluído e na iminência de instalar a Licença de Instalação. Dalcin citando palavras do ministro, ressaltou que a obra da FICO deve iniciar em 2.021, com promessa de ser acelerada em virtude de sua importância. Dalcin lembra que quando comandou a Aprosoja (Associação dos produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), já se empenhava em fortalecer o projeto das ferrovias, por ser um excelente modal para o escoamento da produção agropecuária do Mato Grosso.

Sobre a FICO

A ferrovia apresenta agora um traçado otimizado que gera mais eficiência na operação e no transporte de carga.
As três alterações ocorreram nos municípios de Cocalinho MT, Crixás GO e Santa Terezinha de Goiás GO.
A iniciativa surgiu na Superintendência de Projetos (SUPRO). Chefiados pelo engenheiro Armen Armaganijan, os técnicos da VALEC promoveram novas análises, que resultaram em um desenho de traçado melhor, mais econômico e potencialmente mais rápido.

A revisão do projeto manteve o traçado do segundo trecho (518 km), mas alterou substancialmente o do primeiro (383 km). A mudança mais visível é que em vez de ligar-se à Ferrovia Norte-Sul em Campinorte/GO, a linha passa a ter como destino o município de Mara Rosa/GO.

A alteração apresenta muitos ganhos, em especial, nos últimos 30 km anteriores ao entroncamento com a FNS. Pelo projeto antigo, atravessar esse trecho exigia aumento de tração por meio da adição de locomotiva auxiliar para cada composição devido à uma subida abrupta em que a rampa passa de 0,6% para 1,45%. Com a mudança para Mara Rosa/GO, a rampa passa a ser a mesma em toda a extensão da linha férrea (0,6%), desde de Lucas do Rio Verde/MT, além de encontrar uma rampa também mais eficiente ao transporte a partir da entrada na FNS.

Outra melhoria alcançada pelos engenheiros da VALEC é a alteração dos raios de curva do traçado optando por raios maiores, ou seja, curvas mais suaves durante toda a extensão da ferrovia, fato que otimiza e homogeniza as condições de tráfego, além de melhorar a operação do tramo ferroviário (Ascom)

Por Inácio Roberto, com Ascom MIE.

Deixe uma resposta

Role para cima