Ir para o conteúdo

Em Canarana a agricultura se torna uma aliada na luta contra as mudanças climáticas

Publicidade.

Canarana, no coração do Mato Grosso, se destaca como um exemplo próspero de agricultura pujante. Mas, para além dos campos verdejantes e da rica produção, a região enfrenta o desafio de conciliar a produtividade com a preservação ambiental. É nesse contexto que a busca por soluções inovadoras e sustentáveis se torna crucial para o futuro da agricultura local.

A integração lavoura-pecuária surge como uma alternativa promissora para a produção agropecuária sustentável. Nesse sistema, áreas de lavoura e pastagem se integram, otimizando o uso da terra e gerando diversos benefícios. O boi de 3ª safra, aliado à integração lavoura-pecuária, intensifica a produção e reduz a emissão de gases de efeito estufa.

O estudo “Sustentabilidade x Emissões de CO2”, realizado pela EMPAER de Canarana, comprova os benefícios da integração lavoura-pecuária. A pesquisa demonstra que o sistema contribui para o aumento da produtividade, sequestro de carbono no solo e redução das emissões de CO2.

Foto: Reprodução

A pecuária extensiva tradicional é uma das maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa. Em contrapartida, a integração lavoura-pecuária e a agricultura sustentável apresentam um potencial significativo de redução das emissões de CO2. Em Canarana, a agricultura sequestra mais carbono do que emite, demonstrando o compromisso da região com a sustentabilidade.

A adoção de práticas sustentáveis na produção de soja e milho contribui para a redução das emissões de CO2 e a preservação ambiental. O plantio direto com cobertura vegetal, a fixação biológica do nitrogênio e o uso de cultivares tolerantes a pragas e herbicidas são exemplos de práticas que demonstram o compromisso dos produtores de Canarana com a sustentabilidade.

Senar-MT e sindicato rural de Ribeirão Cascalheira discutem abertura de nvas frentes da ATEG

O estudo da EMPAER revela que Canarana sequestra mais carbono do que emite. A agricultura, com suas práticas sustentáveis, contribui significativamente para esse resultado positivo. A preservação da floresta Amazônica também é fundamental para o equilíbrio ambiental da região.

Apesar dos avanços, ainda existem desafios para a implementação de práticas sustentáveis na agricultura. A falta de acesso à informação, o alto custo de algumas tecnologias e a mudança de cultura são alguns dos obstáculos. Investir em pesquisa e desenvolvimento, promover a capacitação dos produtores e incentivar políticas públicas que favoreçam a sustentabilidade são medidas essenciais para superar esses desafios.

O Futuro Verde de Canarana: Um Modelo Inspirador

O futuro da agricultura em Canarana é promissor. A integração lavoura-pecuária, a agricultura sustentável e o sequestro de carbono são pilares para o desenvolvimento sustentável da região. Canarana pode servir como modelo para outras regiões do Brasil e do mundo, demonstrando que é possível conciliar produtividade com sustentabilidade e construir um futuro mais verde para o planeta.

Confira o estudo completo realizado pela EMPAER de Canarana clicando aqui!

Por VidaNovaFM.

Deixe uma resposta

Role para cima