Ir para o conteúdo

Dinetec 2024 promoveu novos negócios e fortaleceu relacionamento entre o setor produtivo

Publicidade.

Apesar da manhã parcialmente nublada, esta sexta-feira (12) foi um dia de sol e sensação térmica elevada que não impediu os visitantes de caminharem pelas ruas da área experimental da Meta Consultoria Agrícola para conhecer os demais estandes. O último dia da décima edição do Dia de Negócios e Tecnologias (Dinetec) foi marcado com café da manhã para os pioneiros do município, fortalecimento do relacionamento entre expositores e produtores, e fechamento de novos contratos de negócios.

Realizado desde 2015 pela Meta Consultoria Agrícola, com apoio da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Canarana/MT, a décima edição conectou empresas e clientes em meio às instabilidades do mercado. Foram 130 estandes e 450 marcas participantes durante os três dias de evento.

No início da manhã, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) ofereceu a terceira edição do café da manhã para os pioneiros da região, com uma singela homenagem aos produtores que iniciaram a colonização local na década de 70. Velhos amigos se reencontraram e boas memórias foram compartilhadas. 

Uma parceira de longa data dos produtores rurais, da Empaer e do Dinetec, é a Sicredi Araxingu que completa 35 anos em 2024. Prezando pelo desenvolvimento local e regional, a cooperativa é patrocinadora oficial do evento desde 2015. “Eu considero que esse evento veio para contribuir e mostrar opções tecnológicas e inovadoras, inclusive para esses momentos de pouca chuva. E por isso, o Sicredi vai estar sempre junto com aquilo que é interessante para o produtor rural e para a comunidade. Investir nesse evento é uma coisa que vale a pena, porque toda nossa região tem muito a ganhar com isso”, afirma Eldo Renck, vice-presidente da Sicredi Araxingu.

Encerra no dia 13 de janeiro de 2024 período para o plantio da soja em Mato Grosso

Durante os três dias de evento, a Sicredi Araxingu contou novamente com carrinhos de golfe para transportar as pessoas entre os estandes e promover o relacionamento com a comunidade. Além disso, adaptou seus pontos de hidratação transformando-os na “maquinona do Sicredi”, aproveitando o espaço para divulgar a máquina de cartão da cooperativa. 

sicredi

Foto: Reprodução

Além de novos negócios, conecta o setor produtivo

Devido a estiagem do último ano, era de se esperar que as oportunidades de negócio ficassem um pouco retraídas. Porém, mesmo em meio às dificuldades, diversos produtores e visitantes foram ao evento conhecer as novidades do setor. É durante o Dinetec que o produtor do Vale do Araguaia conhece a tecnologia que possivelmente irá adquirir durante o evento ou ao longo do ano. “Tivemos bastante participação ao longo do evento e estimamos que tivemos entre 14 e 16 mil visitantes nesta edição. A movimentação foi muito intensa, o pessoal está procurando negócio, ainda que possa fechar somente daqui alguns dias”, conta Diego Sichocki, sócio-proprietário da Meta Consultoria Agrícola – empresa organizadora do Dinetec.

O lançamento da Meta, o Armadillo, robô guiado por IA (Inteligência Artificial) que realiza coleta autônoma de solo para análise química, gerou curiosidade entre os visitantes. De acordo com Sichocki, ele será utilizado pela Meta nas consultorias e quem sabe, poderá ser comercializado para outras empresas que prestam consultoria agrícola. 

Mais importante do que fazer bons negócios durante o Dinetec, é conseguir ficar mais próximo do produtor rural para entender suas demandas e então propor soluções que o ajudarão na produção da lavoura e nas vendas. “A feira tem se tornado renomada e ela nos dá a oportunidade de ter um encontro com os produtores, poder sentar e entender como estão as coisas, trocar informações e entender como podemos ajudar. Acredito que a gente precisa fazer essa manutenção do relacionamento para que os negócios possam fluir naturalmente, então acredito que este foi um bom momento para reforçar esse laço com os clientes parceiros”, destaca o sócio-proprietário da Arbaza, Júnior Balestreri.

Por Vitória Kehl Araujo, para a AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima