Ir para o conteúdo

Em cheia, Rio das Mortes atinge 7,16 metros

O Rio das Mortes, no município de Nova Nazaré – MT, atingiu nesta terça-feira (03/03), a impressionante marca de 7 metros e 16 centímetros. O rio ganhou 38 centímetros de água nas últimas 24 horas. É a maior cheia da década, segundo a moradora Claudina da Silva. Os números são da Estação Hidrometeorológica da Rede Nacional.

Na última estiagem em setembro do ano passado rio tinha caído para 2,09m. Em 2004, o Rio das Mortes tinha registrado uma grande cheia. Antes, somente nos anos 80 e 90 do século passado tinham sido registradas cheias na região. Claudina faz a medição do rio das Mortes há mais de duas décadas. Segundo ela, por enquanto, o rio não está atingindo a população ribeirinha da balsa na MT-326 entre Nova Nazaré e Cocalinho-MT.

Pela rodovia trafegam cerca de 30 a 40 carretas/caminhões, mais outros 60 a 70 veículos de menor porte por dia. A Rodovia do Calcário serve a dezenas de fazendas no trecho de Nova Nazaré a Cocalinho, e acessa também Goiânia e Tocantins a partir da travessia pela ponte do Rio Araguaia entre Cocalinho e Aruaná/GO.

Por Inácio Roberto.

Imagem da cheia do Rio.

 

 

Deixe uma resposta

Role para cima