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Cootromat inicia 2021 com objetivo de agregar mais caminhoneiros e fazer novas parcerias

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Cootromat (Cooperativa de Transportes Rodoviários de Mato Grosso), sediada em Canarana – MT, tem 32 anos de trabalho em prol dos caminhoneiros.

Enquanto o mundo passa por uma pandemia, que forçou a contingência de muitas atividades, só não faltaram produtos nas prateleiras de mercados e lojas, a economia só continuou girando e os produtores puderam semear suas roças, porque os caminhoneiros não pararam.

Cootromat – Foto Reprodução.

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O Mato Grosso, pela distância que está dos portos e pela baixa malha ferroviária, ainda depende muito de caminhões para escoar sua produção. Parte desse transporte é feito por grandes grupos. A outra parte, formada por autônomos, para competir neste mercado, têm se organizado em cooperativas.

Uma das maiores, mais antigas e mais bem estruturadas cooperativas de transporte do Estado é a Cootromat (Cooperativa de Transportes Rodoviários de Mato Grosso). Localizada em Canarana, foi fundada em 1988 e conta com 83 sócios e uma frota de mais de 130 caminhões pertencentes aos cooperados.

No final do ano passado, ocorreu a eleição para escolha da nova diretoria da entidade. Vilceu Lanzarin se reelegeu como presidente, encabeçando a chapa vencedora da disputa eleitoral, que ficará no cargo pelos próximos quatro anos.

Vilceu Lanzarin – presidente da Cootromat.

O objetivo da Cootromat é promover a intermediação de cargas de transporte rodoviário, defender os interesses dos associados, além da aquisição de insumos de uso dos caminhoneiros. Um exemplo é o combustível, com o óleo diesel sendo oferecido na cooperativa cerca de R$ 0,20 centavos mais barato por litro.

A Cootromat congrega caminhoneiros do Vale do Araguaia e também do estado de Goiás. “Nos últimos anos, tivemos avanços na adequação contábil e conseguimos construir um posto de abastecimento em nossa sede”, disse o presidente, sobre as ações desenvolvidas na gestão que se encerrou. Ainda conforme Vilceu, um dos objetivos do atual mandato é aumentar o quadro de associados e buscar novos parceiros comerciais.

Para o diretor de logística da Cootromat, Sidnei Weirich, o cenário atual do frete é de estabilidade. Segundo ele, os custos cresceram muito, por isso é necessário uma readequação nos valores dos fretes. “Outra demanda dos caminhoneiros é ter mais facilidade na aquisição de crédito para renovação de sua frota”, disse Weirich.

A atual diretoria também é composta por Jones Tirloni na vice-presidência; Rafael Ganassini como secretário; Armin Scholl e Adilar Franciscon como conselheiros; Daniel de Menezes, Marieli Terezinha Konzen e José Aparecido de Medeiros como membros efetivos do Conselho Fiscal; Umberto D’Addario Ripke, N. R de Moura e Danilo Ferla como membros suplentes do Conselho Fiscal.

Por AGRNotícias.

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