Ir para o conteúdo

Construção do complexo da usina de etanol de milho em Canarana iniciará no primeiro semestre desse ano

Publicidade.

Nesse mês de março a Agribrasil anunciou que irá construir uma usina de etanol de milho em Canarana-MT. A informação foi publicada, em primeira mão, pela revista Valor Econômico. A AGRNotícias também noticiou que o local do empreendimento será em uma área de 30 hectares, a cerca de 5 km da cidade, na região da MT-109 e, que, quando estiver em atividade, irá gerar mais de 300 empregos diretos.

Foto Unem divulgação usina alcool

Foto: Unem/divulgação.

Nossa reportagem continua apurando os fatos e conseguiu a informação de que as obras de todo o complexo iniciarão ainda no primeiro semestre deste ano. A primeira obra será de um armazém, que irá abrigar os grãos para a futura fábrica, mas que também prestará o serviço de recebimento de soja e milho aos produtores da região. A capacidade inicial do armazém será de 60 mil toneladas, o que vai desafogar um pouco a demanda do município, que vê a cada ano sua área plantada de soja e de milho crescerem e a capacidade estática de armazenagem ficar estacionada, ocasionando enormes filas de caminhões na colheita. Ainda conforme nossa fonte, a ideia será, numa segunda etapa, ampliar a capacidade do armazém.

A usina de etanol de milho irá consumir mais de 600 mil toneladas de milho por ano, ou a produção de cerca de 100 mil hectares. Porém, nossa fonte garantiu que existe a possibilidade de ampliação do projeto. A título de comparação, a usina de etanol de milho que será construída em Querência por outra empresa, deve consumir a produção de cerca de 200 mil hectares de milho. Na atual safra, a estimativa inicial é que somente o município de Canarana plantou mais de 150 mil hectares com o grão, com previsão de ultrapassar os 200 mil nos próximos anos.

LEIA MAIS – O que se sabe até agora sobre o anúncio da construção de uma usina de etanol de milho em Canarana

A AGRNotícias apurou ainda que a escolha por Canarana se deu, entre outros motivos, pela localização, estando próxima dos grandes confinamentos localizados em Goiás, com acesso facilitado a partir da conclusão da pavimentação da MT-326 na direção de Cocalinho, além da FICO, ferrovia que ligará o estado goiano ao Médio Araguaia na primeira fase. As usinas de etanol de milho produzem também o DDG, que é utilizado para trato nos confinamentos.

Por Rafael Govari para AGRNotícias.

1 comentário

  1. Vanderlei Ferreira Alves em 30 de abril de 2022 às 20:23

    Será um grande impedimentos prá região, onde vai gerar inúmeras vagas de trabalho, sou formado em gestão de agronegócio, faço 2 pós graduação em engenharia agronômica e MBA em executivo de economia de agronegócio gostaria de fazer parte desta empresa, 034998207898

Deixe uma resposta

Role para cima