Ir para o conteúdo

Começa no próximo domingo (01/11) a vacinação contra Febre Aftosa

No domingo (01/11), inicia a segunda etapa para vacinação contra Febre Aftosa. A comercialização da vacina inicia hoje (29/10). Entretanto, a vacinação só pode ser iniciada no domingo. Todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses devem ser vacinados. A imunização pode ser feita ao longo do mês de novembro e comunicada ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) até 10 de dezembro.

Ao todo, espera-se imunizar cerca de 70 milhões de animais até o final de novembro. A previsão é de que sejam vacinados 210 mil cabeças em Água Boa/MT, 104 mil em Canarana/MT e 70 mil em Querência/MT.

vacinação contra febre aftosa

Conforme Renata Tiarini, médica veterinária da Unidade Local de Execução do Indea de Canarana/MT, “antes a gente tinha um período de carência. Quando o pecuarista vacinava o animal com faixa etária de 0 a 4 meses, ele precisava aguardar 15 dias para poder estar transitando com esse animal. De 5 a 12 meses, aguardava uma semana. Mas a partir dessa etapa, ao vacinar e comunicar o Indea, poderá transitar com esses animais”. A comunicação pode ser realizada pelo envio de um formulário específico preenchido e devidamente assinado pelo pecuarista ou procurador (devendo anexar a procuração) por email ou presencialmente na unidade do Indea.

A partir do início do período de vacinação, no domingo, o trânsito de bovinos e bubalinos  de até 2 anos de idade está impedido enquanto o produtor não informar ao Indea sobre vacinação. Mas os animais de outra faixa etária podem transitar livremente, independente da propriedade ter animais entre 0 a 24 meses sem vacinar. Além disso, aproveitando que o produtor realizará o manejo para vacinação da Febre Aftosa, é recomendado vacinar as bezerras de 3 a 8 meses contra a brucelose. 

Área coberta com seguro rural em 2020 já supera 10 milhões de hectares

Canarana

Conforme a Unidade Local de Execução de Canarana/MT, cerca de 104 mil animais devem ser vacinados em 499 propriedades do município. Renata frisa a importância de aproveitar a oportunidade de manejo dos animais e realizar a vacinação maciça contra a raiva. “Canarana hoje está com três focos de raiva, distribuídos em praticamente todo o município. A raiva além de ser uma zoonose, causa grandes prejuízos ao produtor rural, porque quando ela acometem o rebanho, mata vários animais. Nós temos propriedades que morreram 18 a 20 animais”, completa Tiarini. 

O pecuarista ao observar a mortalidade anormal de animais com alterações neurológicas e a ocorrência de sugaduras e abrigos de morcegos, deve notificar o Indea. A notificação permite que a unidade identifique se é hematófagos ou não, para fazer o controle das colônias de morcegos.

Por Vitória Kehl Araujo, da AGRNotícias, com informações de Inácio Roberto.

Deixe uma resposta

Role para cima