Ir para o conteúdo

Cargas de soja chegam a ter mais de 40% de umidade em Canarana-MT

 

Nos últimos 30 dias, desde 10 de janeiro, choveu em Canarana-MT mais de 402,6 mm, conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que possui uma estação convencional no município. Somente nos últimos sete dias, o índice acumulado de chuvas ultrapassou os 150 mm. As intensas chuvas atrapalham a colheita da soja, deixando altos índices de umidade nas cargas que, em alguns casos, ultrapassam 40%, quando o normal seria uma média de 14 pontos, o que acarreta prejuízos para o produtor e até relato de filas nos armazéns, que precisam realizar a secagem do produto. 

Em contato com dois armazéns de recebimento de soja em Canarana-MT, sob a condição de anonimato, ambos informaram que os índices de umidade estão altos, chegando nesta segunda-feira (10/02), acima de 44% de umidade em uma carga. Alguns armazéns não recebem soja com teor acima de 25 pontos de umidade, porque perdem muito tempo secando, o que atrasaria o recebimento da safra, criando filas.

Para o produtor rural, além de ter que encontrar um armazém que receba sua carga, ele também sofre perdas. Isso varia de uma empresa de recebimento para outra, mas em alguns casos, por exemplo, a cada 1% acima de 14 pontos de umidade, aplica-se o acréscimo de 50%. Se foi identificado 17 pontos de umidade, desconta-se 18,5%, que são os 14 pontos tolerados, mais 3% com acréscimo de metade dessa quantia. Cada ponto acima de 22% de umidade, aí dobra o desconto, que vai para pagar a empresa pelo custo da secagem.

Conforme o produtor rural e delegado do Núcleo da Aprosoja-MT em Canarana, Diego Dallasta, as primeiras cargas de soja de sua propriedade colhidas ainda em janeiro, apresentaram até 24% de umidade. Depois, com uma melhora do tempo, o índice baixou para 16%. No último final de semana retornou aos 24 pontos, novamente devido à intensidade das chuvas que caíram em Canarana e em todo o Médio Araguaia.

“Eu ouvi relatos de produtores de Canarana com mais de 33% de umidade e, tem sim, muitos produtores colhendo com mais de 20% […] O produtor perde com isso, porque além da colheita ser mais difícil, as máquinas jogam um pouco fora. Como o desconto acima de 14% é maior, além de descontar a água, desconta também uma porcentagem de soja, que varia de empresa para empresa. Se você colher 60 sacas de soja com umidade de 24%, é como se você perdesse quase quatro sacas para a empresa secar”, disse Dallasta.

Por AGRNotícias; Foto – Arquivo AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima