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As potencialidades do Araguaia – Parte 3 (Confira)

Nesta terceira reportagem da série Potencialidade do Araguaia será falado da vinda Ferrovia de Integração Centro Oeste – FICO.

A ferrovia apresenta um traçado otimizado que gera mais eficiência na operação e no transporte de carga. Nova promessa do Ministro da Infraestrutura Tarcisio de Freitas, é de que o contrato da FICO seja assinado ainda no segundo semestre do ano, para começo das obras em 2.021. Três alterações no traçado da FICO ocorreram nos municípios de Cocalinho/MT, Crixás/GO e Santa Terezinha de Goiás/GO.

A iniciativa surgiu na Superintendência de Projetos (Supro). Chefiados pelo engenheiro Armen Armaganijan, os técnicos da VALEC promoveram novas análises, que resultaram em um desenho de traçado melhor, mais econômico e potencialmente mais rápido.

A revisão do projeto manteve o traçado do segundo trecho (518 km), mas alterou substancialmente o do primeiro (383 km). A mudança mais visível é que em vez de ligar-se à Ferrovia Norte-Sul em Campinorte/GO, a linha passa a ter como destino o município de Mara Rosa/GO.

A alteração apresenta muitos ganhos, em especial, nos últimos 30 km anteriores ao entroncamento com a FNS. Pelo projeto antigo, atravessar esse trecho exigia aumento de tração por meio da adição de locomotiva auxiliar para cada composição devido à uma subida abrupta em que a rampa passa de 0,6% para 1,45%. Com a mudança para Mara Rosa/GO, a rampa passa a ser a mesma em toda a extensão da linha férrea (0,6%), desde de Lucas do Rio Verde/MT, além de encontrar uma rampa também mais eficiente ao transporte a partir da entrada na FNS.

Outra melhoria alcançada pelos engenheiros da VALEC é a alteração dos raios de curva do traçado optando por raios maiores, ou seja, curvas mais suaves durante toda a extensão da ferrovia, fato que otimiza e homogeniza as condições de tráfego, além de melhorar a operação do tramo ferroviário. Tarcisio de Freitas entende que a obra da FICO será acelerada em virtude das vantagens econômicas que esse modal representará para sua futura operadora e também para a região a ser beneficiada. (Ascom)

Depois de ligar Mara Rosa/GO com Água Boa, a rodovia deve prosseguir em uma etapa futura até chegar à Lucas do Rio Verde/MT. O Médio Norte de Mato Grosso é grande produtor de grãos. Na região se localizam Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sinop, expoentes do agronegócio.

A FICO vem sendo prometida desde 2010. O primeiro que falou do projeto em Água Boa foi José Francisco das Neves, O ‘Juquinha’ da Valec (Governo Federal). No início da década, ele chegou a prometer o trem apitando em Água Boa até 2015. Nem projeto havia. Mas ficou a esperança de que a região poderia contar com uma ferrovia no futuro.

Imagem site Valec.

Curioso que no site oficial da VALEC, no portal inicial não consta nenhum link de acesso à FICO. Somente outras ferrovias aparecem lá. A pesquisa no site da VALEC foi feita neste dia 04 de junho de 2.020.

A vinda de um porto seco da FICO impulsionará o surgimento de dezenas de empresas para operarem o embarque/desembarque de cargas. São empresas de várias áreas, fomentando a geração de emprego, renda. Ainda não se pode estimar com exatidão o que isso significará para a economia da microrregião quando a FICO estiver em plena atividade.

Para chegar em Água Boa, no território de Mato Grosso, a FICO atravessará os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré. Depois, o projeto pretende levar os trilhos até Lucas do Rio Verde, beneficiando a travessia leste-oeste e criando um importante corredor de transporte de cargas. 

Por Inácio Roberto, para a AGRNotícias. Fotos: Valec – Ministério da Infratestrutura.

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