Ir para o conteúdo

Área com gergelim deve quase dobrar em Canarana na próxima safra

Publicidade.

A área plantada com gergelim em Canarana-MT deve voltar a crescer no ano de 2023. As informações são do secretário de Agricultura do Município, Cleyton Dias, em entrevista para a AGRNotícias. Esse mesmo cenário também deve acontecer em outros municípios do Médio Araguaia.

Lavoura de gergelim em Canarana-MT; Foto – AGR.

Canarana já chegou a semear 90 mil hectares com gergelim, mas com o aumento da cotação da saca de milho nos últimos anos, os produtores voltaram a optar mais pela cultura do milho. Em 2022, a área com gergelim no Município caiu para 45 mil hectares, enquanto que a de milho superou os 150 mil.

Acontece que o plantio da soja na safra 2022/23, atrasou aqui na região devido às chuvas irregulares nos meses de outubro e novembro. Isso diminui a janela de plantio da segunda safra, afetando principalmente o milho, que precisa ser semeado no máximo até o dia 20 de fevereiro.

“Acredito que a nossa área com gergelim deve chegar a 80 mil hectares nessa safra, quase dobrando em relação ao último ciclo e chegando próximo do nosso melhor ano. Em safras com atraso no plantio da soja, o produtor geralmente investe mais no gergelim, que pode ser semeado mais tarde”, disse Cleyton.

LEIA MAIS – Com aeroporto em funcionamento, Dinetec 2023 espera novo recorde de público

Esse cenário está sendo vislumbrado em outros municípios da região, principalmente em Água Boa. O Médio Araguaia, tendo Canarana como carro chefe, é o maior produtor nacional de gergelim e das chamadas culturas alternativas, como sorgo, milheto e feijão

Por Rafael Govari para AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima