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Após desapropriações, Fico tem novo trecho de 80 quilômetros de frente de obras

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Fundamental para o escoamento da produção de grãos de Goiás e Mato Grosso, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) tem um novo trecho de 80 quilômetros liberados para a execução de obras após o Ministério dos Transportes, por meio da Infra S.A., finalizar a desapropriação de 50 quilômetros de terras entre as cidades goianas de Crixás e Santa Terezinha de Goiás.

Crédito: Ricardo Botelho/MInfra.

A partir da finalização do processo de desapropriação, a Vale, responsável por executar a obra, terá cinco anos para finalizar o empreendimento. Com 383 quilômetros de extensão, o trecho da Fico que começa na Ferrovia Norte-Sul (FNS) em Mara Rosa (GO) e vai até Água Boa (MT) escoará a produção de soja e milho daquela região, uma das maiores produtoras de soja do Brasil, em direção aos principais portos do país.

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Competitividade

Projetada para suportar grandes volumes de carga, a Fico tem papel fundamental no desenvolvimento do Centro-Oeste. No total, a ferrovia terá 1.641 quilômetros de extensão, divididos em três trechos. Além da parte entre Mara Rosa e Água Boa, haverá ligação entre Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), com 505 quilômetros, e Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO), com 646 quilômetros.

“A ferrovia vai aumentar a competitividade da safra produzida naquela região por conta da conexão com a Ferrovia Norte-Sul, possibilitando o escoamento da produção até os portos de diversas regiões do país. A expansão da malha ferroviária é importante para reequilibrar a matriz de transporte e reduzir o custo logístico, o que torna o produto brasileiro mais competitivo no mercado internacional”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

Por Assessoria Especial de Comunicação.

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