Ir para o conteúdo

Alta no Rio das Mortes continua e atinge 5,92 m

 

O rio das Mortes continua aumentando o nível da água. A informação é da moradora Claudina da Silva, residente da região da balsa que faz o percurso do rio entre Nova Nazaré-MT e Cocalinho-MT. Ela faz a medição do Rio das Mortes há mais de duas décadas e disse que o rio subiu nesta terça-feira (11/02) para 5 metros e 92 centímetros. 

Trata-se da maior cheia recente do rio. Na última grande cheia em dezembro de 2.018, o rio chegou aos 5,32mm. Na última estiagem em setembro do ano passado, ele tinha caído para 2,09m. O Rio das Mortes é cortado pela MT-326, chamada Rodovia do Calcário. Alguns trechos da estão asfaltados e outros ainda não. Mesmo assim, a rodovia segue com trafegabilidade normal para a época de cheias. 

Claudina da Silva coleta os dados para a Rede Hidrometeorológica Nacional que instalou essa Estação Fluviométrica no Rio das Mortes entre Nova Nazaré e Cocalinho. Técnicos da Rede vem há cada 3 meses fazer uma inspeção e manutenção no sistema instalado no Rio das Mortes. Por isso, a medição do rio acaba servindo de base de dados para a Rede Nacional que controla os níveis dos rios no país todo.

Para a AGRNotícias, Inácio Roberto.

Deixe uma resposta

Role para cima