Ir para o conteúdo

Estiagem faz ritmo de plantio diminuir no Médio Araguaia

TRR-Topázio (1)

No Média Araguaia, a estiagem dos últimos dias levou alguns produtores a fazerem uma pausa no plantio da soja. O déficit hídrico diminuiu o ritmo do plantio. As lavouras já semeadas também precisam de chuvas para não haver prejuízos na germinação e desenvolvimento da oleaginosa. 

Canarana

Apesar da diminuição das chuvas, de maneira geral o ritmo de plantio está mais avançado em comparação aos anos anteriores em Canarana/MT. Conforme o engenheiro agrônomo Pércio Cancian, boa parte dos produtores já conseguiram encerrar o plantio na área destinada e na janela adequada. Então, “a área para safrinha, em especial de milho, já está praticamente definida e será em torno de 100.000 hectares”, completa. 

Segundo Alex Wisch, presidente do Sindicato Rural de Canarana, ao menos 180 mil dos 300 mil hectares previstos, já foram semeados. Contudo, alguns talhões de lavoura germinaram com problemas devido a falta de chuva e à qualidade inferior de algumas sementes. 

Nova Xavantina

Em Nova Xavantina/MT, a semeadura da soja parou nos últimos dias devido ao déficit hídrico nas lavouras do município. Segundo Endrigo Dalcin, presidente do Sindicato Rural, somente 30% (20 mil ha) da lavoura destinada ao plantio da oleaginosa foi semeada. 

É hoje! Eleição da Aprosoja-MT

A falta de chuvas impediu a aceleração dos trabalhos das plantadeiras. As lavouras já plantadas também precisam de chuva até quarta-feira, para evitar prejuízos na germinação e desenvolvimento das plantas.

Por AGRNotícias, com informações de Inácio Roberto. Foto capa: Arquivo AGR.

Deixe uma resposta

Role para cima